Campus Açailândia recebe bibliotecário

O campus Açailândia da UEMASUL recebeu esta semana, o bibliotecário Raniere Nunes da Silva, que passa a fazer parte do quadro de funcionários da universidade. O profissional, formado em Biblioteconomia, será o primeiro da área a trabalhar na estruturação da biblioteca do campus, e sua contratação vai dinamizar os serviços oferecidos pela biblioteca. “Chegamos com a ideia de organizar a biblioteca, estreitar a comunicação com os alunos e desenvolver projetos de leituras e culturais”, comenta Raniere Silva.

O bibliotecário é essencial para a organização e manutenção do acervo, catalogação de monografias e demais publicações. Neste semestre, 50 TCCs já se encontram disponíveis para catalogação, e a presença de um profissional é mais uma conquista para toda a comunidade acadêmica.

Com a admissão do bibliotecário o sistema passará a ser virtual, trazendo maior comodidade aos alunos para os serviços de consulta ao acervo e renovações de empréstimos.

A biblioteca do campus, que foi reformada e ampliada, oferece hoje cerca de 1100 títulos para os acadêmicos e comunidade, funcionando das 7h30 às 21h. A comunidade pode utilizar todos os equipamentos, porém, não poder fazer empréstimos de livros.

O espaço conta com novos modelos de gestão e organização, e outras alterações ainda estão sendo discutidas. “Nesse mundo virtual que vivemos se não desenvolvermos algo que deem vida, o espaço vai perdendo suas funções. Temos que pensar em um espaço e dar vida a ele, criando um espaço cultural agradável a todos”, comenta a diretora do centro Tania Regina Zanella.