UEMASUL conquista aprovação do primeiro mestrado

No último dia 4 de abril, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a aprovação do primeiro programa de pós-graduação Stricto sensu da UEMASUL. O mestrado profissional em Linguística e Literatura será o primeiro da instituição e o único da região na área das Letras. A proposta, coordenada pelo professor Gilberto Freire de Santana, visa proporcionar ao professor da área de Letras, formação científica e cultural, ampla e aprofundada.

O curso de mestrado está em consonância com o Plano Nacional de Educação – PNE e as diretrizes estratégicas da UEMASUL, previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para tanto, serão estruturados laboratórios de ensino e pesquisa, além de estimular a fixação de pesquisadores em nível de doutorado e pós-doutorado, como forma de fortalecer os cursos Stricto sensu.

Além do mestrado, a UEMASUL ofertará também uma especialização Latu Senso do curso de Letras, ambos terão início no segundo semestre de 2019. “O mestrado era um sonho, e muito necessário para a instituição. Em um prazo tão curto de criação a gente ter conquistado um mestrado é incrível, e isso vai provocar o surgimento de outros mestrados. Desde o ano passado já sentimos que a graduação se empolgou só com a possibilidade do mestrado, já que vai sair a especialização e o mestrado no segundo semestre de 2019.2, já pensando em daqui uns anos conseguir um doutorado. Esse é o espírito, o motivo da nossa existência e da UEMASUL”, conta o coordenador da proposta professor Gilberto Freire.

Com linhas de pesquisa em Linguagem, Memória e Ensino, e Literatura, Diálogos e Saberes, contando com nove docentes, sendo dois deles da UEMA de Balsas, o mestrado vem para consolidar a importância da UEMASUL para a Região Tocantina. “A região não tem mestrado em Letras, os mais próximos são em São Luís e em Araguaína, o mestrado vem pra atender uma demanda regional contribuindo para o desenvolvimento, que é a missão da universidade”, afirma a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alinne da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *