Cursinho Popular da UEMASUL realiza Aula Magna

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), promoveu no início desta semana a Aula Magna do Cursinho Popular, programa que tem como objetivo democratizar o acesso de jovens e adultos ao ensino superior, ofertando 100 vagas anualmente, de forma gratuita.

O vice-reitor, professor Expedito Barroso deu as boas-vindas aos novos alunos, destacando o papel da universidade em proporcionar e desenvolver ações pautadas na luta pela igualdade de acesso à educação superior e inclusão social. Professores e ex-alunos do Cursinho Popular estiveram presentes e relataram a importância que o programa proporciona na vida de quem ministra as aulas, e principalmente sobre os resultados obtidos, com alunos ingressando nas universidades.

Para recepcionar os novos alunos, o professor Taylon Carvalho, formado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ministrou a Aula Magna, com a temática “Somos construtores da nossa própria história”. O palestrante compartilhou um pouco de suas experiências na rede municipal e histórias no próprio programa no qual foi um dos professores.

Há 12 anos fora da escola, a dona de casa Ana Mara Fernandes, 34 anos, viu a oportunidade perfeita para voltar à sala de aula. “Sempre fiquei revisando conteúdo da escola em casa. Como eu vi na televisão a oportunidade desse cursinho, eu vim aqui e fiz a minha inscrição porque o meu sonho um dia é entrar na universidade e fazer o curso de Letras”. comentou a nova aluna.

Este ano o cursinho contou com mais de 500 inscrições, pessoas de regiões próximas também puderam participar do processo de seleção. É o caso de Lucas Cacry Milhomem Krikaty, estudante indígena que mora em Imperatriz em função dos estudos foi um dos ingressantes do programa. “Eu já entrei em cursos pagos e por condições financeiras tive que parar, e quando soube dessa iniciativa na UEMASUL me inscrevi e não sabia que iria conseguir, agora me sinto feliz,” destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *