UEMASUL promove IV Semana de Estudos Florestais

O curso de Engenharia Florestal da UEMASUL, em parceria com a FAPEMA, promove até o dia 5 de abril, a IV Semana de Estudos Florestais – Os desafios do setor florestal no Maranhão.

A solenidade de abertura contou com a participação de professores, acadêmicos e estudantes de Açailândia, do Pará, Tocantins e Instituto Federal do Maranhão – IFMA. A reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes abriu a solenidade saudando os presentes. “Parabenizo a organização e dou boas-vindas a todos que estão aqui, inclusive aos parceiros e palestrantes. A casa é nossa, essa casa é sua, é assim que a gente acredita e vê a UEMASUL”.

O primeiro dia da programação contou com as palestras “Os desafios do setor Florestal no Maranhão” ministrada pelo engenheiro florestal Alzemar Veroneze; e “O engenheiro Florestal 4.0 e as novas necessidades do mercado de trabalho”, ministrada pela professora Maria Luisa Parapinski. Ao longo da tarde foram realizadas oficinas e apresentações de trabalhos.

O palestrante Alzemar Veroneze falou sobre  a importância de se discutir o tema. “Nós selecionamos o que é possível aqui. A mão de obra é um grande problema em nossa região, não só de florestal, mas, para operar uma máquina, por exemplo. É muito difícil mão de obra qualificada, de pessoas que se dediquem e pesquisem, que vão a fundo e que fazem a diferença, isso é difícil aqui ainda.”

“Até agora a Semana de Estudos Florestais foi muito incentivadora e esclareceu diversas dúvidas sobre o mercado florestal, aprendemos sobre o atual mercado 4.0 com a professora Maria Luisa, além dos desafios do engenheiro florestal do Maranhão. É é um grande ganho pra nós como estudantes”, finaliza Júlio César do Espirito Santo, acadêmico do 2° período de Engenharia Florestal.