UEMASUL instala novo equipamento para laboratório de Química Ambiental

O laboratório de Química Ambiental da UEMASUL recebeu a instalação do equipamento Sistema de Digestor de Microondas para extração de materiais orgânicos. Visando o melhor uso e conservação, um técnico da empresa fabricante (SCP Science) ministrou treinamento sobre a utilização e funcionamento do equipamento aos professores pesquisadores, que por sua vez repassarão aos acadêmicos e acadêmicas responsáveis para treinar outros acadêmicos.

Os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia florestal, Medicina Veterinária e Química são os beneficiados com o novo digestor. A acadêmica de Química Vanieli de Oliveira Costa, bolsista voluntária, e responsável pela supervisão e manuseio do equipamento falou sobre a instalação. “A importância principal é pelo fato de a gente sair daquela forma de extração que a gente estava usando, com mau funcionamento, causando a contaminação do meio ambiente e nos fazendo respirar o ácido”.

O equipamento tem capacidade para reduzir o tempo de extração de um material de origem vegetal, animal ou solo em até 90%. Para o professor químico, Jorge Diniz de Oliveira, a utilização da nova máquina contribuirá com a economia de ácido e tempo, resultando num rendimento de maior produção, que segundo ele é um fator primordial.

“A gente reduz também o poluente que colocamos na atmosfera. Todos os vapores são diminuídos, toda preocupação nossa é a economia de reagentes e a questão ambiental. Além das melhorias mencionadas, a gente trabalha com sistema de digestão que é o sistema considerado universal, um sistema fechado que possibilita a publicação de artigo com mais solidez”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *