UEMASUL tem participação marcante na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

Quando foi criada, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão recebeu a missão de promover o desenvolvimento regional por meio da democratização e popularização da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, a participação da instituição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão se mostra estratégica para a sua projeção institucional e, principalmente, para cumprir o seu papel.

Esta é a segunda participação da UEMASUL na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A primeira foi em 2017, na cidade de Timon. “Este ano trouxemos uma proposta diferente para nosso estande. Nosso objetivo foi promover atividades voltadas para o público infantil e adolescente, despertando neles o interesse pela ciência”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UEMASUL, Alinne da Silva.

O estande foi um dos mais movimentados do evento, atraindo a curiosidade de quem visitava a feira. “Eu sou professor da rede pública e acho muito importante que eventos como esse aconteçam, uma vez que eles incentivam os jovens a se comprometer mais com os estudos”, afirmou Felix Santos, que visitava o estande da UEMASUL acompanhado de duas filhas. “Eu não conhecia essa nova universidade e por isso acho muito importante ela estar aqui e mostrar para sociedade a sua importância”, finalizou o professor.

Além do estande institucional, a UEMASUL mostrou a sua força e comprometimento com o evento levando uma delegação de mais de 190 participantes, entre alunos e professores e também com um número recorde de trabalhos apresentados. De acordo com dados da organização do evento, foram 127 trabalhos, entres pôsteres, oficinas, palestras, conferências e workshop. Veterana no evento, a estudante de história Iasmin Andrade participa de sua terceira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, a segunda enquanto discente da UEMASUL. “O estande da UEMASUL é convidativo. Há uma preocupação em mostrar como é a universidade, como ela funciona”, afirmou Iasmin Andrade, que foi premiada com o 3° melhor pôster na área de Ciências Humanas.

A UEMASUL teve outra aluna premiada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.  Érica Melo, do campus Açailândia, também foi premiada com o 3° melhor pôster na área Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas. “Nossa avaliação é extremamente positiva. Uma universidade tão jovem, ainda assim engajada na promoção, desenvolvimento, democratização e popularização da Ciência e Tecnologia em nosso estado e região”, afirmou a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes.