UEMASUL promove encontro de formação e planejamento para professores

Começou hoje (21), e vai até o dia 23, o Encontro de Formação e Planejamento Docente, para os educadores da UEMASUL, organizado pela PROGESA, por meio da Coordenação de Projetos Pedagógicos.

O encontro tem o objetivo de oferecer aos discentes uma formação enriquecida e potencialmente educativa com o envolvimento de todos, integrando e compartilhando saberes.

A programação inclui palestras, mesas redondas, oficinas e atividades de planejamento.

Logo após a abertura, que contou com as presenças da reitora Elizabeth Nunes Fernandes, do vice-reitor Expedito Barroso e das pró-reitoras, foram proferidas duas palestras: O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: 2017-2018, pelo professor Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada; e O Projeto Político Institucional – PPI, Aspectos Normativos do Ensino de Graduação: Resolução Núcleo Docente Estruturante; Resolução Hora-aula; Resolução Núcleo Comum dos Cursos de Licenciatura, proferida pela Prof. Ma. Regina Célia Costa Lima.

À tarde, serão desenvolvidas as palestras: As ações da Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem e os processos de ensino no UEMASUL-SIGAA, pelos professores Juscimar da Silva Araújo e Joaquim Paulo de Júnior; O NAP no contexto da Universidade, proferida pela professora Iara Aparecida Paiva.

Segundo a coordenadora de Projetos Pedagógicos, professora Patrícia Alves Silva, o encontro propõe uma troca de conhecimentos “É fundamental o reconhecimento do espaço universitário como um lugar de reelaborações, produções e práticas coletivas, que oferecem a seus discentes uma formação enriquecida e potencialmente educativa com o envolvimento de todos”.

Para o professor do curso de Gestão Ambiental do campus de Açailândia, Bruno Lucio Meneses,  o evento é uma oportunidade para os professores da UEMASUL,  de aprimorar as  ações em sala de aula. “A proposta do evento é fazer com que os professores conheçam e se especializem nas políticas educacionais de ensino, pesquisa e extensão, que irá desenvolver em 2018, visando melhorar a prática docente, tanto em sala de aula como em campo”, ressalta.

A UEMASUL possui um quadro de 250 professores, e 17 cursos de formação. nos campi de Imperatriz e Açailândia.