UEMASUL lança edital para o Programa de Bolsas Permanência

A área de abrangência da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão reúne municípios com diferentes especificidades culturais entre eles, mas com características sociais muito semelhantes. Nos campi de Imperatriz e Açailândia estão matriculados diversos estudantes de diferentes municípios que enfrentam muitas dificuldades para continuar os seus estudos. Sensível a esta conjuntura, a UEMASUL, através da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), lançou o Programa Bolsa Permanência (PBP).

O edital, inédito na rede estadual de ensino superior, foi lançado no campus de Açailândia durante uma agenda da administração superior com os estudantes. O programa foi instituído através de uma resolução do Conselho Universitário, pautada pela portaria nº 389 do Ministério da Educação. O edital PBP 059/2017-PROGESA disponibilizará 33 bolsas permanência, divididas em 23 vagas universais e 10 vagas para alunos indígenas e quilombolas.

De acordo com Regina Célia, pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, os candidatos selecionados serão beneficiados com bolsas de 400 reais mensais para os não cotistas, e de R$ 800 reais, para os indígenas e quilombolas “As bolsas terão vigência de seis meses, podendo ser renovadas por períodos sucessivos, uma vez que os estudantes continuem atendendo aos critérios do edital”, informou.

Elizabeth Nunes Fernandes, reitora da UEMASUL, explica que a proposta do edital vem ao encontro da própria missão da universidade, quando democratiza não só o acesso, como também as condições objetivas para o estudante concluir o seu curso. “Este edital é uma ação de inclusão acadêmica e social, que aumenta as possibilidades para os alunos de outras cidades em estado de vulnerabilidade socioeconômica de concluir o curso”, afirmou a reitora.

O estudante Mário Lucena, do primeiro período do curso de Engenharia Civil, irá concorrer a uma das bolsas e ressalta a importância do programa. “Como sou de outra cidade, a bolsa iria ajudar muito a me manter aqui enquanto estudo”, afirmou o acadêmico. Os interessados poderão se inscrever no período de 04 a 25 de setembro de 2017, no departamento Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, campus de Imperatriz, das 9h às 11h e das 14h às 18h.  Em Açailândia, os estudantes devem procurar a Secretária Acadêmica, das 14h ás 18h e das 19h ás 21h. O edital de bolsa permanência e os documentos necessários já estão disponíveis no http://uemasul.edu.br/baixar.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *