CORONAVÍRUS

Vacinação dos profissionais da Educação contra a Covid-19 inicia nesta terça-feira

A primeira fase da vacinação tem como público-alvo os profissionais em atividade que tenham 55 anos ou mais.

Tem início nesta terça-feira (20) a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da Educação em todo o estado do Maranhão. A vacina é destinada aos trabalhadores e trabalhadoras que têm relação direta com a educação. Na UEMASUL, serão vacinados professores, gestores, servidores técnico-administrativos, trabalhadores da limpeza e da segurança. Nesta primeira fase, estão aptos a se vacinar os profissionais que tenham 55 anos ou mais e que estejam em exercício de suas atividades.

Em Imperatriz, a vacinação acontecerá no Imperial Shopping, na modalidade drive-thru, das 8 às 16h. Em Açailândia, a vacinação será no Centro de Ensino Isabel Cafeteira, das 8 às 16h. Em Estreito, o local de vacinação será definido pela rede municipal.

No dia da vacinação, será necessária a apresentação do RG ou outro documento oficial com foto; cartão do SUS, podendo ser na versão digital, disponível no aplicativo ConecteSUS; carteira de vacinação e contracheque ou declaração emitida pela UEMASUL para a comprovação do vínculo ativo. No caso dos trabalhadores da limpeza e da segurança, a declaração deve ser emitida pela empresa terceirizada na qual o trabalhador é contratado. A vacinação acontecerá por livre demanda, não havendo necessidade de cadastro prévio.

A campanha de vacinação dos profissionais da educação foi aprovada na última sexta-feira (16) pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MA). A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Governo do Maranhão, em parceria com os municípios.

Arrecadação de alimentos

No período de vacinação dos profissionais da educação, será realizada campanha de arrecadação de alimentos, que serão destinados a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Região Tocantina. Ao se vacinar, o trabalhador poderá contribuir com 1 kg de alimento não perecível.

A campanha de arrecadação de alimentos é uma ação conjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) com a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL); Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Unidade Regional de Saúde de Imperatriz; Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por meio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).