semana da matemática

Universidade promove II Semana de Estudos de Física e Matemática

Além das atrações, o evento oportunizou aos acadêmicos a troca de experiências com egressos dos cursos de Matemática e Física.

Mesa do auditório com a presença de reitoria, pró-reitoria, professores e representante acadêmico.

O evento teve o intuito de mostrar o que vem sendo produzido de conhecimento científico nas áreas de Matemática e Física na UEMASUL. Foto: Ascom/UEMASUL.

A II Semana de Estudos da Física e Matemática e II Encontro de egressos de Física e Matemática com o tema “A carreira em Ciências Exatas”, teve o objetivo de congregar profissionais das áreas de Matemática e Física para compartilhar experiências em ensino, pesquisa e extensão visando a apresentação das principais ações realizadas na UEMASUL.  Além da interação entre alunos, professores de outras instituições, colaboradores e pesquisadores das mais diversas áreas, a expectativa do encontro foi de causar um impacto sobre as possibilidades profissionais, e diminuir a evasão. O evento foi realizado pelo Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas e a direção dos cursos de Matemática e Física.  A programação contou com palestras, minicursos, mesas- redondas, apresentação de pôsteres e premiações.

O presidente do Centro Acadêmico de Física, Thiago Vasconcelos, explicou que o evento teve ainda o objetivo de trazer aos alunos, que não possuem a oportunidade de ir para congressos fora da cidade, um pouco da vivência acadêmica no ramo da pesquisa. “Física para muitos é algo bem assustador, mas, na verdade, é algo bem interessante, as pessoas não dão muita visão e também não querem ousar e se aventurar na Física”, afirmou.

Durante os debates, foi discutido o aumento do número de mulheres no campo das Ciências Exatas, que é formado em sua maioria por profissionais do sexo masculino. De acordo com a acadêmica do 6º período de Física, Ana Beatriz Monteiro dos Santos, a representação feminina é sempre um bom debate. “A presença de uma palestrante do sexo feminino representou as mulheres que participam da programação.  Como a gente não tem esses eventos próximos na região,  é muito importante esse evento, porque facilita para as pessoas, que não tem como se deslocar para outros estados”.

Para o diretor do curso de Matemática,  Juscimar Araújo o evento teve o intuito de mostrar o que vem sendo produzido de conhecimento científico nas áreas de Matemática e Física na UEMASUL. “A semana de estudos é mais uma oportunidade para que o conhecimento de fato chegue à comunidade, que a universidade mostre para a sociedade o que está sendo produzido aqui e quais são os impactos que isso pode ter”. Ele falou ainda sobre o aumento na quantidade de mulheres nos cursos “mostrando que a ciência é para todos,  que as meninas fazem ciência de qualidade e devem estar presentes em todas as áreas da ciência.