extensão

Universidade Aberta à Terceira Idade retomará atividades

O programa destaca as potencialidades do idoso por meio do ensino e da extensão, garantindo uma melhoria da qualidade de vida dos participantes.

O programa de extensão é uma oportunidade para os idosos ingressarem na vida acadêmica e conquistarem um certificado de conclusão de curso. Foto: arquivo Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) está com inscrições abertas até o dia 05 de março para o Programa de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). As inscrições ao programa, que estão sendo realizadas por meio do Edital nº 04/2024, tem o objetivo de priorizar as potencialidades da pessoa idosa, com a implementação de múltiplas ações artísticas, corporais, criativas, expressivas e produtivas como geradores de dignidade na velhice.

Sua primeira edição, realizada em 2019, formou 27 alunos e desempenhou um papel fundamental para a formação acadêmica e cultural dos discentes, em uma perspectiva crítica, solidária e inclusiva, ampliando assim o seu impacto na sociedade. Agora, após cinco anos, a UATI retomará suas atividades por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), com o intuito de possibilitar aos alunos melhoria da qualidade de vida, com o acesso aos recursos educacionais e socioculturais existentes na UEMASUL.

O pró-reitor de extensão, professor José Milton Lopes Pinheiro, destacou a importância do programa, que fortalece as ações de extensão, um dos pilares da universidade. “O que há de mais bonito na universidade pública é a diversidade própria desse ambiente, que deve ser inclusivo e democrático, oportunizando conhecimentos aos diferentes públicos, independentemente da idade, raça, cor e/ou gênero. Com esse entendimento, estamos retomando as atividades da UATI. Por entender que aqui, na UEMASUL, nossos idosos e idosas encontrarão um espaço acolhedor que proporcionará experiências importantes para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, convergindo-se à saúde e ao bem-estar. ”

A UATI busca articular o conhecimento em diversas áreas do saber, levando a pessoa idosa a refletir sobre o próprio processo de envelhecimento. Um dos pontos importantes do programa é a criação de um espaço de convivência intergeracional, buscando diminuir a segregação entre jovens e idosos e ampliando a integração e troca de experiências.

Os requisitos básicos para concorrer a uma das vagas no Programa de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da UEMASUL são; ter idade igual ou superior a 60 anos; residir na região Tocantina do Maranhão e ter disponibilidade para dedicar 12 horas semanais para participar das atividades.

Para este processo seletivo, serão disponibilizadas 40 vagas destinadas para o campus Imperatriz. As inscrições serão realizadas presencialmente no campus, localizado na rua Godofredo Viana, nº 1300, Centro, a partir do preenchimento e entrega da Ficha de inscrição e dos documentos listados no Edital nº 04/2024.

As atividades se darão na modalidade de Projetos de Extensão, e serão distribuídas de acordo com o quadro abaixo, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h20, de abril a novembro de 2024.

PERÍODO PROJETOS
Abril a junho de 2024

Plantas medicinais e alimentícias não convencionais (PANCS)
Nutrição e bem-estar
Movimento corporal
Inglês sem idade I

Agosto a novembro de 2024

Saúde e envelhecimento
Memórias, história e arte maranhense
Artesanato e suas regionalidades
Inglês sem idade II

Abril a novembro de 2024

Atividades recreativas, consultas médicas, atividades de
relaxamento, participação em eventos institucionais.

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: arquivo Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.