CONVÊNIO

UEMASUL, UEMA, SEGOV E FAPEMA firmam parceria para Residência Profissional em Engenharias e Arquitetura

Com duração de um ano, poderão participar do programa, os egressos com até três anos de formados em qualquer instituição do Estado do Maranhão.

A residência tem como objetivos principais proporcionar aos Engenheiros e Arquitetos, conhecimentos práticos e específicos da sua área de formação, qualificação profissional, responsabilidade ética por meio do exercício profissional. Foto: Internet

A Secretaria de Estado do Governo do Estado do Maranhão (SEGOV), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) firmaram parceria, mediante convênio, para a implantação do Programa Institucional de Residência Profissional em Engenharias e Arquitetura.

O Programa irá proporcionar um curso de aperfeiçoamento profissional de caráter eminentemente prático, orientado e supervisionado para egressos dos Cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Computação e Arquitetura e Urbanismo com o intuito de desenvolver suas competências e habilidades, buscando a inserção no mercado de trabalho.

Com duração de um ano, poderão participar do programa os egressos com até três anos de formados em qualquer instituição do Estado do Maranhão, com bolsas financiadas pelos órgãos fomentadores no valor de R$ 2.000,00, por meio de Edital/FAPEMA. As atividades serão desenvolvidas em parcerias com empresas públicas e privadas ligadas ao setor tecnológico.

A pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante destacou o papel acadêmico e social da residência. “O Programa Institucional de Residência Profissional em Engenharias e Arquitetura vem atender às necessidades dos recém-formados nas áreas contempladas no sentido de viabilizar a inserção imediata ao mercado de trabalho. Assim, ganham os egressos, bem como as instituições e empresas que receberão pessoas qualificadas para colaborarem em suas atividades. A parceria SEGOV, FAPEMA, UEMA e UEMASUL está atenta à importância do aperfeiçoamento profissional por meio de vivências práticas e orientadas que buscam o desenvolvimento da nossa região”, finalizou.

A resolução nº 166/2022- CONSUN/UEMASUL que cria o Programa Institucional de Residência Profissional em Engenharias e Arquitetura da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL e aprova seu Regimento foi discutida e aprovada durante a 25ª reunião Ordinária do Conselho Universitário. A residência tem como objetivos principais proporcionar aos Engenheiros e Arquitetos conhecimentos práticos e específicos da sua área de formação, qualificação profissional, responsabilidade ética por meio do exercício profissional, aperfeiçoamento técnico nas áreas afins das Ciências Tecnológicas, incentivar pesquisas e estágios dentro das Unidades Residentes, colaborando para a cultura de financiamento de ensaios experimentais no âmbito privado e aproximando o universo acadêmico das unidades profissionais, melhorar a qualidade do ensino prático para alunos egressos, fortalecer as atividades de extensão universitária por meio de Programas com as Unidades Residentes; entre outros.

Sobre o Programa

Os candidatos e as candidatas ao Programa Institucional de Residência Profissional em Engenharias e Arquitetura deverão apresentar o registro no Conselho de Classe: Carteira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para os Engenheiros; e Carteira do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo para os Arquitetos e Urbanistas (CAU).

A seleção será realizada mediante análise do Histórico Escolar e Currículo Lattes comprovados dos candidatos. A análise do Histórico Escolar será pautada no Coeficiente de Rendimento Acadêmico (média acadêmica obtida nas disciplinas cursadas) obtido pelo candidato durante o Curso de Graduação e o Currículo Lattes, baseando-se na quantidade e qualidade de títulos obtidos e atividades desenvolvidas pelo candidato, durante a graduação, priorizando aquelas relativas à área de inscrição, levando-se em consideração a tabela de pontuação constante no Edital.

O Programa Institucional de Residência em Engenharias e Arquitetura terá duração de um ano, carga horária de 1920 horas, das quais 90% serão  destinados ao treinamento prático profissional supervisionado e 10% ao aprofundamento teórico, por meio de seminários e discussões técnicas, em regime de dedicação de 40 horas semanais a serem cumpridas pelo residente.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Internet
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.