SALA DE IMPRENSA

IV EMCA

Campus Imperatriz sedia evento sobre tecnologias sustentáveis e agroecologia

O evento surgiu para contemplar temáticas dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica.


Ascom UEMASUL

Reunindo aproximadamente 400 pessoas, o IV Encontro Maranhense de Ciências Agrárias (EMCA) acontece na UEMASUL de 21 a 25 de agosto e tem como tema “Tecnologias sustentáveis e agroecológicas na produção florestal e agropecuária”. É voltado para alunos, pequenos, médios e grandes produtores rurais, técnicos, professores e demais interessados na temática.

O evento surgiu para contemplar temáticas dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica como forma de promover a integração entre os alunos, desde a organização geral do evento até a participação nas atividades e apresentação de trabalhos científicos, que é uma das atividades incluídas na programação.

“O EMCA surgiu para unificar os alunos e para capacitar os acadêmicos, produtores e demais interessados sobre a agroecologia e seus impactos, aliar teoria à pratica para potencializar o aprendizado. Temos pessoas de fora da comunidade acadêmica marcando presença, como produtores, técnicos e também alguns alunos de mestrado”, conta a coordenadora do evento, Jossimara Ferreira, aluna de Engenharia Agronômica.

As palestras e minicursos foram voltadas para a recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento tecnológico e sustentável, manejo de bovinos, técnicas de irrigação, alternativas agroecológicas para tratamento de doenças em plantas e mais. Os minicursos abrangeram temas como produção de mudas, conservação do solo, florestas plantadas, produção de sementes, produção de soja, produção de carne e leite, e outros.

O estudante de Engenharia Ambiental da Pitágoras de São Luís, Jefferson Botelho, conta que está muito satisfeito com o evento. “Fico muito feliz em participar do encontro, pois tenho visto e aprendido muito, principalmente para aplicar no que venho estudando e para a área que pretendo atuar profissionalmente, que é a recuperação de áreas degradadas. A organização está ótima, as palestras com profissionais muito capacitados e começando pontualmente, os minicursos com temas importantes para a nossa formação”, finaliza.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.