Retorno das atividades

UEMASUL retoma atividades presenciais nos setores administrativos

De acordo com as normas da OMS foi criado um protocolo sanitário com recomendações de manutenção da higiene para os servidores em todos os setores dos campi Imperatriz, Açailândia e Estreito

Foto: As atividades administrativas serão desenvolvidas de forma presencial e remota, atendendo a escala de trabalho desenvolvida para o retorno com segurança. Ascom/UEMASUL

O mês de junho começou com a retomada das atividades administrativas de forma presencial em todos os campi da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Inicialmente os setores administrativos restabelecem a rotina presencial de forma gradativa, com horário de expediente dividido em presencial e remoto.  A universidade segue as recomendações do Decreto Estadual n°35.831/2020, de 20 de maio, da Instrução Normativa 07/2020 e da Circular Interna  001/2020, ambas de 29 de maio.

Para a garantia da segurança sanitária dentro da universidade, foram adotadas medidas de proteção e informação. Os servidores receberam kits com máscaras e instruções de uso e manutenção da higiene, além dos recipientes contendo álcool gel distribuídos nas salas de trabalho. Pias também foram instaladas em pontos estratégicos dos campi. Cartazes com orientações de segurança, como o distanciamento entre os servidores, o uso obrigatório da máscara e o passo a passo da higienização das mãos de forma correta, foram fixados nos murais.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) é a responsável pela manutenção dos cuidados sanitários com os trabalhadores da universidade. A Pró-Reitora da PROPLAD, professora Sheila Elke Araújo Nunes, explica sobre as medidas que foram tomadas para garantir o retorno com segurança.

“O primeiro passo foi fazer uma escala de revezamento presencial e término de trabalho, respeitando os grupos vulneráveis. Para as instalações físicas da universidade foram implantada pias com torneiras, disponibilizando água, sabão, papel toalha e álcool em gel, nas dependências dos prédios. Já iniciamos as entregas de máscaras e protetores faciais para os servidores e foi estabelecida uma rotina de higienização com um protocolo a ser seguido, as soluções a serem utilizadas e inclusive o treinamento deste protocolo com a empresa terceirizada que realiza a higienização. Foram adquiridos tapetes nas entradas dos campi para a higienização prévia dos sapatos antes que entrem nos prédios. Também foram organizadas campanhas educativas aos servidores, enviadas por e-mail, sobre as medidas sanitárias e de higienização que deveriam ser adotadas”, finalizou.

Além dos cartazes com orientações de segurança sanitária, foram instaladas pias e dispersores de álcool gel em vários pontos dos campi da UEMASUL. Foto: ASCOM/UEMASUL

A partir da próxima segunda-feira (8) serão retomados os atendimentos presenciais na UEMASUL. Para realizar o atendimento será necessário o agendamento prévio em link que será disponibilizado no site, a fim de garantir a segurança dos funcionários e da comunidade em geral. A Instrução Normativa 07 com as recomendações está disponível no site da universidade e você pode acessá-la aqui.