LIGA ACADÊMICA

UEMASUL regulamenta funcionamento das Ligas Acadêmicas

A Resolução aprova o reconhecimento e funcionamento das Ligas Acadêmicas no âmbito da UEMASUL, reconhecendo as atividades desenvolvidas pelos membros destas associações.

As Ligas Acadêmicas são constituídas por discentes, docentes e profissionais que apresentem algum interesse acadêmico em comum, sem fins lucrativos, em que se busca aprofundar temas em uma determinada área do curso. Foto: Ascom/UEMASUL.

As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos, constituídas por discentes, docentes e profissionais que apresentem algum interesse acadêmico em comum, em que se busca aprofundar temas em uma determinada área do curso correspondente. Para tanto, as atividades se orientam segundo os eixos universitários do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. Entre as atividades de uma Liga Acadêmica, destacam-se aulas ou sessões sobre diversos temas, ministradas por estudantes membros da liga, pelos professores orientadores ou por profissionais convidados. Outras atividades, com maior abrangência e menor periodicidade, também podem ser exercidas por uma Liga, como simpósios, encontros, feiras, congressos, cursos, etc.

A Resolução que aprova o reconhecimento e funcionamento das Ligas Acadêmicas no âmbito da UEMASUL foi aprovada durante a 23ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (CONSUN), no dia 13 de outubro. A proposta de criação de resolução que disciplina a implantação das Ligas foi levada para apreciação e deliberação do CONSUN após cursos do campus Imperatriz, como Engenharia Florestal e Medicina, demonstrarem interesse na criação de Ligas Acadêmicas. A Resolução n° 153/2021-CONSUN/UEMASUL regulamenta o processo de criação, credenciamento, funcionamento, certificação, regime disciplinar e dissolução das mesmas.

De acordo com a Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, Regina Célia Costa Lima, o fato de a instituição ainda não ter regulamentação própria, impossibilitava a criação das Ligas Acadêmicas de forma institucionalizada. “Quando estudantes do curso de Engenharia Florestal nos procuraram, explicamos que não seria possível criar uma Liga Acadêmica no momento, devido à falta de regulamentação própria da universidade. Então, criamos um grupo de trabalho para acelerar o processo da minuta da resolução que regulamentasse a criação das Ligas Acadêmicas e aguardamos a reunião do Conselho Universitário para que a proposta fosse apresentada, analisada e aprovada”, explica.

Acadêmicos e acadêmicas da Liga Acadêmica de Semiologia (Lassul). Foto: Arquivo pessoal.

Atualmente, duas Ligas Acadêmicas do curso de Medicina estão em processo de regulamentação: a de Patologia (Liap) e a de Semiologia (Lassul). A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Iane Paula Rego Cunha Dias, explica as etapas de atividades que as duas Ligas do curso estão desenvolvendo. “Em outubro, tanto a Liap quanto a Lassul concluíram a primeira etapa de atividades, que é a de ensino. Os assuntos são apresentados e discutidos pelos alunos toda semana, podendo ter aulas práticas. As atividades de pesquisa também já estão sendo realizadas e as ações de extensão iniciaram neste segundo semestre de 2021. Os alunos que participam das Ligas ganham autonomia científica, aprendem a pesquisar, elaborar e ministrar aulas, além de desenvolver a oratória e organização de tempo”, conclui.

Os estudantes consideram fundamental a regulamentação das Ligas, uma vez que essas associações emitem documentos importantes para a vida acadêmica dos discentes e até mesmo certificado que funciona como pontuação extra para a Residência Multiprofissional em Saúde. “Sobre a nova Resolução, é de extrema importância, porque a gente precisa consolidar e cobrar, de certa forma, o funcionamento de uma Liga, que emite documentos, realiza planejamentos e faz a verificação das atividades dos alunos. Tudo isso dever seguido para que, no final, todos os membros efetivos possam comprovar suas atividades e emitir certificado, que servirá como hora extracurricular e, também, como pontuação extra para a Residência”, destaca a estudante Maria Clara, presidente da Lassul.

A Resolução que aprova o reconhecimento e funcionamento das Ligas Acadêmicas no âmbito da UEMASUL, reconhece as atividades desenvolvidas pelos membros destas associações, sendo de grande relevância para os docentes e discentes dos cursos da instituição.

“Quando a resolução foi aprovada, ficamos felizes por podermos realizar nossos projetos para os semestres vigentes. A Liap surgiu a partir da vontade de aprofundarmos os nossos estudos na patologia, mas não apenas na questão biológica e fisiológica da doença, mas sim, em voltar a nossa atenção para o indivíduo. A UEMASUL já prima por esse modelo, então nós só expandimos para a nossa Liga, que conta com a presença de 15 ligantes, que possuem muita vontade de aprender e de ajudar o próximo. Temos certeza que seremos profissionais muito responsáveis e envolvidos com os nossos futuros pacientes”, afirma o estudante Johnatha de Sousa Oliveira, presidente da Liap.

Após a publicação da Resolução, as Ligas Acadêmicas existentes deverão se adequar e fazer a solicitação de registro. O pedido é encaminhado à Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) e o registro é feito pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social (CSIS), por meio da Divisão de Extensão Universitária (DIVEXT), que irá analisar e emitir o parecer.

Texto: Edigeny Barros
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.