campus Açailãndia

UEMASUL recepciona estudantes com aula inaugural

Foi o momento também de apresentar a nova estrutura organizacional os membros da Gestão Superior.

Um professor em sala de aula fala com os alunos.

O Professor  Fagno Soares durante a aula inaugural com os novos estudantes da UEMASUL, campus Açailândia. Créditos da foto: Ascom/UEMASUL.

A mais nova universidade pública do Brasil está com pouco mais de 60 dias de criação, e em meio a planejamentos e obras de expansão, passa a ser realidade para toda a comunidade. Estruturada em dois campi, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão deu início às aulas no campus Açailândia, dia 6 de março e recepcionando os estudantes com uma aula inaugural que apresentou sua nova estrutura organizacional e os membros da Gestão Superior. “O objetivo é acolher e recepcionar os alunos no universo acadêmico, destacando aspectos específicos da educação superior e da prática profissional das licenciaturas e bacharelados”, explicou o vice-reitor da UEMASUL, Expedito Barroso.

No próximo dia 13 (segunda-feira) será a vez do campus Imperatriz dar início ao período letivo e também de realizar uma aula inaugural. “É um evento para recepcionar não só os novatos, mas também os alunos veteranos que até ano passado estavam ligados ao CESI/UEMA, mas que agora fazem parte da UEMASUL. Além de nos apresentar, é preciso explicar como vai funcionar esta nova instituição e sanar as dúvidas que possam existir sobre esse processo”, afirmou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

A programação acontecerá nos três turnos, atendendo a todos os cursos do campus. A programação contará com as aulas magnas da professora Orleane Evangelista, egressa do antigo CESI/UEMA e que hoje é a Gestora Regional de Educação e docente da UEMASUL; do professor Fagno Soares, docente do IFMA de Açailândia, que também é egresso do CESI/UEMA e que ministrou a aula magna no campus de Açailândia; e do secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Jhonatan Almada.

“É um grande honra de ser convidado para ministrar a aula magna, e uma boa oportunidade para falar do papel da universidade no desenvolvimento regional, pois estudos já comprovam que as universidades regionais tem uma grande contribuição para o processo de desenvolvimento das cidades e região onde estão instaladas; uma experiência comprovada na expansão da rede federal nos últimos 14 anos e a transformação que essa rede proporcionou nos municípios e regiões onde elas foram inseridos”, afirmou Jhonatan Almada.

A programação contará também com apresentações musicais de Paulo Maciel, Anderson Lima e Zé Cláudio, todos egressos do CESI/UEMA.