transparência

UEMASUL recebe o selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O reconhecimento é concedido para as organizações que aderem às boas práticas de prevenção e combate à fraude e corrupção, por meio de autoavaliação no portal e-Prevenção.

O PNPC faz parte de um processo evolutivo e colaborativo de todo o setor público brasileiro, que busca reduzir os níveis de corrupção do país. Foto: Divulgação.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) recebeu o selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma iniciativa inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). O PNPC é coordenado e executado pela Rede de Controle da Gestão Pública nos Estados, patrocinado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O programa faz parte de um processo evolutivo e colaborativo de todo o setor público brasileiro, que busca reduzir os níveis de corrupção do país a patamares similares aos de países desenvolvidos.

A UEMASUL, representada pela chefe da Assessoria de Controle Interno, Eulália Costa, participou do lançamento do PNPC no Maranhão. O evento, que foi realizado de forma remota, contou com exposições e demonstrações do Programa e a sua execução por meio da plataforma e-Prevenção, pela qual cada gestor poderá avaliar preventivamente as possíveis vulnerabilidades de sua instituição.

“A adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, por parte da UEMASUL, ressalta o compromisso da Gestão Superior em promover os valores desta universidade, avançando no caminho da ética, integridade e transparência, mostrando sua preocupação com a boa gestão e com a prevenção à corrupção. A adesão permitirá ganhos na qualidade da gestão pública e um melhor atendimento às expectativas da sociedade, em especial, a acadêmica, com a implementação de práticas preventivas contra fraudes e corrupção” destacou Eulália.

Com a adesão ao PNPC, a universidade terá acesso a um plano de ação específico, com atividades e indicações que poderão ser adotadas para a implantação de boas práticas de controles interno, preventivo e corretivo, na prevenção e combate à corrupção.

Para a Reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes, a adesão ao selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção representa um marco para a universidade. “Esta adesão mostra o nosso compromisso com as boas práticas de prevenção à fraude e à corrupção, de uma gestão transparente, disponível a desenvolver ações em busca de promover as intervenções apontadas no diagnóstico”.

Programa

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O selo “Marca do Participante” foi criado para que cada organização que aderir ao PNPC possa também ser uma promotora da integridade e da ética, se colocando perante à sociedade como uma entidade engajada pela boa gestão, contribuindo para um setor público íntegro e transparente. Mais informações sobre o programa e o selo podem ser obtidas no site da Rede de Controle da Gestão Pública.

Texto: Jefferson Sousa
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.