revista inovação

UEMASUL recebe evento de lançamento da revista Inovação

A revista está na 31ª edição e divulga pesquisas voltadas à primeira infância.

O Governo do Estado do Maranhão, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e  Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizaram nessa quinta-feira, 15, no auditório da UEMASUL, o lançamento da 31ª edição da revista Inovação, que divulga pesquisas voltadas à primeira infância.

O Maranhão, infelizmente, está representado por graves índices de desenvolvimento humano relativos à infância. Para reverter essa realidade, o Projeto de Mobilização Social da Primeira Infância da Defensoria Pública do Estado do Maranhão integra um conjunto de ações articuladas nas áreas de educação, saúde, cultura e assistência social que são desempenhadas por embaixadores e parceiros.

O Presidente da FAPEMA, Alex Oliveira participou da solenidade e ressaltou a importância na luta pela pesquisa científica no Brasil e os avanços e investimentos que estão sendo realizados no estado do Maranhão, colocando a UEMASUL como representante do futuro da ciência em nosso estado. “Nós não estamos condenados ao atraso, eu acredito em vocês que estão trabalhando pela inovação científica. Nós estamos aqui construindo a mais nova universidade do Brasil”. Ele destacou também que nunca havia acontecido tanto investimento na ciência no Maranhão como nos últimos anos.

Sobre a revista Inovação, Alex Oliveira ressaltou a importância do estudo sobre a Microcefalia em crianças recém-nascidas, tema principal da publicação. “Vocês viram na revista um recorte de quem são essas crianças, e sobretudo a que grupos sociais elas representam”.

A reitora da universidade Elizabeth Nunes Fernandes agradeceu o apoio e a parceria com a FAPEMA por ocasião do lançamento, e convocou o estudantes locais a se dedicarem em fazer parte do projeto nas futuras edições “Essa revista aborda o tema que falamos muito hoje em dia, de extrema importância, e coloco como desafio da UEMASUL e espero que nos próximos números, estejamos presentes com nossos artigos que a universidade faça presente nesta publicação”.

A solenidade contou também com a presença do Deputado Estadual Marco Aurélio, grande apoiador da UEMASUL. Após a solenidade de lançamento da revista foi realizada uma oficina ministrada pela professora Alinne Silva, que bordou o tema “Publicações em artigos científicos periódicos”.