referendo universitário

Referendo Universitário é convocado e mais de 90% dos votantes validam chapa

Referendo acontece após processo eleitoral ter apenas uma chapa inscrita para concorrer às eleições para reitoria.

Nomeados em regime pro tempore na gestão superior da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, a reitora Elizabeth Nunes Fernandes e o vice-reitor Expedito Barroso receberam do governador Flávio Dino a missão de gerir a instituição no ano de 2017, implantando e consolidado a UEMASUL. Determinado na própria Lei de criação da universidade, as eleições para a reitoria, direção de centro e coordenação de curso também deveriam ser realizadas ainda em 2017.

Convocado para o mês de Outubro, o processo eleitoral recebeu a inscrição de apenas uma chapa para concorrer aos cargos de reitor e vice-reitor, não formando assim a lista tríplice necessária para ser encaminhada ao Governador. Conforme o regimento, quando não há pelo menos três chapas inscritas no processo, não há eleição, cabendo ao Governador do Estado atuar discricionariamente nomeando o gestor máximo da Universidade.

Por iniciativa da chapa candidata à reitoria, e de comum acordo com as representações que compõem o Conselho Universitário (CONSUN), foi convocado o primeiro Referendo Universitário da UEMASUL. “Para nós todos que historicamente assumimos o compromisso de construir uma nova universidade pautada na democracia e no espírito coletivo, é fundamental e bem-vinda uma consulta pública com toda a atmosfera democrática que ela carrega”, afirmou a candidata Elizabeth Nunes Fernandes, em carta aberta endereçada à comunidade acadêmica.

Realizada nos três turnos e nos dois campi da UEMASUL, o referendo mobilizou estudantes, professores e técnicos administrativos que compareceram às urnas em um número bastante significativo. Após a contagem dos votos, a chapa composta pela professora Elizabeth Nunes Fernandes e pelo professor Expedito Barroso recebeu o SIM de mais de 90% da comunidade acadêmica. A chapa será apresentada ao Governo do Estado para continuar na gestão superior da UEMASUL por mais 4 anos.