outorga de grau

UEMASUL realiza primeira cerimônia de Outorga de Grau Especial online

A solenidade de Outorga de Grau Especial online está prevista em Instrução Normativa da instituição

Atendendo ao que determina a Instrução Normativa nº 03/2020–GR/UEMASUL, que orienta ações relativas às medidas de prevenção e precaução para enfrentamento da pandemia COVID-19, no âmbito das unidades Administrativas e Pedagógicas da universidade, a UEMASUL realiza a primeira outorga de grau especial totalmente online com transmissão ao vivo pelo youtube.

A colação especial de hoje (14) foi do acadêmico de Matemática, Matheus Araújo Botelho, que, segundo ele, mesmo sendo realizada de forma online, não tirou a emoção do momento: “É um momento muito especial, que eu aguardava desde o início do curso. Devido aos acontecimentos não será realizada na maneira que esperávamos, ao mesmo tempo estou muito feliz por estar acontecendo de uma forma especial, nunca realizada na UEMASUL”.

Por meio de videoconferência, a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica Regina Célia Costa Lima conduziu a solenidade de Outorga de Grau, representando a presidente do Conselho Universitário, reitora Elizabeth Nunes Fernandes, e de acordo com a resolução nº 103/2020- CONSUN, que estabelece ato normativo realizado por meio de tecnologias digitais. A solenidade contou com as presenças virtuais da diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas, professora Ivaneide de Oliveira Nascimento e do diretor do curso de Matemática, Professor Juscimar da Silva Araújo.

De acordo com a IN 03/2020, as sessões especiais de Outorga de Grau aos formandos 2019-2, de modo presencial, previstas no Calendário Acadêmico permanecem canceladas, sendo permitida a sessão em rito sumário de outorga de grau especial, mediada por tecnologias de informação e comunicação.

A decisão pela realização da Outorga de Grau online é reforçada pela necessidade de urgências de prazos para recebimento do Diploma em alguns casos, como vagas de concurso e aprovação em cursos de mestrado ou de especialização. Os estudantes aptos a colarem grau devem encaminhar solicitação de solenidade de Outorga Especial à PROGESA.

A pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, Regina Célia falou sobre esse momento único para a universidade. “Apesar da pandemia do novo coronavírus, a instituição segue trabalhando de forma remota. E a colação de grau online prima para que nossos formandos não sejam prejudicados pela suspensão das atividades presenciais. A colação é sempre um momento de felicidade para todos nós da Gestão Superior, para os professores, familiares e formandos. É o momento em que entregamos à sociedade um profissional qualificado e um cidadão  responsável”.

A transmissão completa da cerimônia de Outorga de Grau Especial pode ser assistida no vídeo abaixo: