CONSELHO ESTRATÉGICO

UEMASUL realiza posse de conselheiros

A ação faz parte da composição do CONEST, que é um instrumento para auxiliar a Universidade na gestão de suas políticas públicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, no âmbito das Unidades de Atuação Programática.

O evento foi mediado por tecnologias digitais, no qual seis conselheiros e cinco suplentes foram empossados. Foto: ASCOM/UEMASUL.

A cerimônia de posse das conselheiras e conselheiros do Conselho Estratégico Social da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão  (CONEST/UEMASUL)  foi realizada de forma remota na tarde da última segunda-feira (11).  Na ocasião, o vice-reitor da UEMASUL, Antonio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, concedeu posse a seis conselheiros e cinco suplentes que representam os diversos segmentos da sociedade civil organizada dos municípios de Açailândia, Estreito e Imperatriz, onde estão sediados os campi da instituição.

Foram empossados os conselheiros: Domingos Alves de Almeida (titular) e Adriano da Silva Borges (suplente) – Centro de Cultura Negro Cosme/Imperatriz; Félix de Assis Queiroz de Araújo (titular) e Francisco de Assis A. de Araújo Neto (suplente) – Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)/Estreito; Ivanete da Silva Sousa (titular) e Valdênia Paulino Lanfranchi – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán/Açailândia; Edilena Erroure Torino e Cintia Maria Santana da Silva – Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima)/Imperatriz; Gleyciellen Fonseca Marques e Mirella Alves de Souza – Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial de Imperatriz (CME/ACII); Alcindo Holanda – egresso UEMA/UEMASUL.

O CONEST tem como uma de suas principais atribuições contribuir como órgão consultivo para estabelecimento de diretrizes públicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação e reúne as comunidades acadêmica e transacadêmica, conforme explicou o professor Antonio Expedito Barroso durante o evento. “A partir de agora, o CONEST irá formular políticas e propostas de intervenção junto com a sociedade de forma mais direta e precisa naquilo que é nossa competência enquanto universidade, de estar próximo à sociedade e integrando as comunidades acadêmica e transacadêmica. Com os membros empossados, faremos o plano de trabalho pra este ano de 2021 e também vamos organizar o Fórum Socioambiental, que será realizado de dois em dois anos”.

Criado pela Lei 10.558/2017, que dispõe sobre a organização administrativa da UEMASUL, o CONEST é um órgão superior consultivo que irá deliberar em suas reuniões plenárias, seguindo os princípios da administração pública e os diplomas legais da universidade. Se caracteriza como instrumento para que a sociedade participe das discussões relacionadas à universidade, opinando sobre temas diversos e foi apresentado à comunidade em dezembro de 2020, tendo como presidente a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

Em sua composição, os membros do CONEST são representantes da UEMASUL, das Instituições Federais de Ensino Superior públicas instaladas na região, movimentos sociais, entidades sindicais, indústria e comércio, povos indígenas, organizações não-governamentais, representantes dos docentes da Educação Básica, dos egressos da UEMASUL e representante estudantil da Educação Básica.