cne

UEMASUL realiza IV Congresso Nacional de Educação

Participam professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais ligados à área educacional. O evento segue até dia 12 de maio.

O evento está sendo realizado com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, FAPEMA, e grupo de pesquisas GEPLALA, da UEMASUL. Foto: Ascom/UEMASUL.

Foi aberto nesta terça-feira, 09, no auditório da UEMASUL, pela reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, o IV Congresso Nacional de Educação (CNE), com o tema “Educação, formação docente e direitos humanos”. A solenidade teve transmissão ao vivo pelo canal oficial da UEMASUL, no YouTube, com participação de congressistas de vários estados do Brasil e também do exterior.

Em sua saudação de boas-vindas aos congressistas, a reitora reforçou a importância de se discutir a educação. “Esse congresso coloca a UEMASUL como protagonista em nível nacional nas discussões, do que é para qualquer sociedade o seu bem maior, que é a educação. Os 1.423 inscritos mostram que os objetivos da organização, atenderam a demanda que temos na região. O tema que será devolvido em várias atividades, traz orientações inclusivas para todos os nossos alunos. Ele nos permite aprender e ensinar, assim é o processo educacional”.

A palestra de abertura “Educação, formação docente e direitos humanos” foi proferida pela profa. Drª Thelma Helena Costa Chahini e a profa. Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa. Após a palestra ocorreu o momento cultural com apresentações da Trupe de Habilidades Circences e do cantor Samuel Martan.

O congressista da Universidade Estadual do Piauí, acadêmico de Pedagogia Wilbâner Feitosa Nogueira, falou entusiasmado do seu primeiro congresso. “Viajamos 1.400 km para participar deste congresso. Está sendo gratificante, tivemos uma excelente receptividade. É muito importante participar desses eventos porque engrandecem a vida universitária. Nós produzimos um resumo expandido e iremos apresentar”.

A solenidade de abertura, realizada em formato híbrido, reuniu congressistas de vários estados do Brasil e do exterior. Foto: Ascom/UEMASUL.

Organizado pelos campi de Açailândia, Imperatriz e Estreito, o CNE conta com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas da UEMASUL (GEPLALA).

Em sua 4ª edição, o CNE teve 1.423 inscritos, 286 trabalhos submetidos e 246 trabalhos aprovados para apresentação. A programação, que será desenvolvida no decorrer da semana conta com minicursos, grupos de trabalho, palestras, webnários, mesas-redondas e atividades culturais. A solenidade de encerramento será realizada na sexta-feira, 12, com apresentações do Boi Estrela da Manhã, da cantora Daniela Santana e da DJ Ravena.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL e com o nome do fotógrafo.