medicina veterinária

UEMASUL realiza IV Encontro de Medicina Veterinária

Evento acontece em comemoração ao Dia do Médico Veterinário, celebrado em 9 de setembro.

Empresários de quatro clínicas do setor veterinário realizam palestras aos estudantes.

Empresários de clínicas do setor veterinário compartilham conhecimentos sobre o mercado de trabalho. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro, data em que, em 1933, um decreto de lei regulariza a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país. Em comemoração, a UEMASUL realizou o IV Encontro de Medicina Veterinária (ENCONVET), reunindo estudantes de Medicina Veterinária da Universidade e de outras instituições de Imperatriz e Açailândia. A programação contou com 12 palestras e atividades ministradas por profissionais e pesquisadores de diversas instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Também estiveram presentes palestrantes de empresas do setor veterinário, como VETNIL, MATSUDA, IMEVE, SYNTEC e a Clínica Veterinária Mundo dos Animais. O destaque do evento foi a palestra da presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Maranhão, Profa. Dra. Francisca Neide Costa, que falou sobre “Ética profissional e mercado de trabalho do Médico Veterinário”.

De acordo com o professor e organizador do evento, Jailson Honorato, debater temas atuais e de relevância para os futuros profissionais é imprescindível na UEMASUL. “Os acadêmicos estiveram envolvidos na organização, e como participantes, aproveitaram para interagir com os palestrantes e se atualizarem sobre temas importantes, como por exemplo: oncologia veterinária, bem-estar animal e marketing veterinário”.

O curso de Medicina Veterinária é uma graduação voltada ao preparo do estudante para atuar no cuidado, prevenção e tratamento clínico e cirúrgico de patologias em animais domésticos e silvestres. Para a acadêmica de Medicina Veterinária Samellyne Santos, que também participou da comissão organizadora do ENCONVET,  a experiência foi enriquecedora: “O evento proporcionou três dias de aprendizado com grandes profissionais de várias especialidades da veterinária, adquirimos novos conhecimentos, que com certeza, levaremos para nossa vida profissional”.