medicina

UEMASUL realiza I Simpósio de Humanidades Médicas

Um dos objetivos é o de expor a importância da abordagem humanística na área da saúde propiciada pelo Eixo de Humanidades Médicas e democratizar as reflexões realizadas em uma Instituição de Ensino Superior.

Os conteúdos apresentados são essenciais para a formação humanística de novos profissionais da Medicina, cumprindo as diretrizes previstas no Projeto Pedagógico do Curso. Foto: Ascom/UEMASUL.

Promovido pelo Centro de Ciências da Saúde, por meio dos acadêmicos e acadêmicas da primeira turma do curso de Medicina, o I Simpósio de Humanidades Médicas irá destacar estudo de temas relacionados a aspectos psicológicos e culturais sobre o adoecimento e a morte, temas que fazem parte do eixo Humanidades Médicas.

O Simpósio, que será realizado na próxima segunda-feira (21), no formato online, é direcionado à estudantes do curso de Medicina de qualquer instituição, com início às 17:30h e término às 22h. O evento ofertará palestras de profissionais da UEMASUL, apresentações realizadas por estudantes, e palestra de encerramento ministrada pelo médico Leonardo Cardoso, de Curitiba, Paraná.

Os conteúdos que serão apresentados são essenciais para a formação humanística de novos profissionais da Medicina, cumprindo as diretrizes previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Medicina. O PPC  define várias atividades que podem ser realizadas no âmbito do Eixo Humanidades Médicas para a promoção de uma formação humanística: realização de dramatizações (teatros), estudo de textos, vídeos, pesquisa, estudo individual, debates, grupos de trabalhos, seminários, exercícios para solução de problemas, estudo de caso, mapa conceitual, portfólio, lista de discussão por meios informatizados, caso clínico, oficina, dentre outros.

Nessa perspectiva, a ação desenvolvida elo professor e turma servirá para reflexão dos próprios estudantes, tendo em vista as desigualdades de acesso à formação superior no Brasil. O I Simpósio de Humanidades Médicas tem os objetivos de engajar os alunos da primeira turma de Medicina da UEMASUL, expor a importância da abordagem humanística na área da saúde propiciada pelo Eixo de Humanidades Médicas, e democratizar as reflexões realizadas em uma Instituição de Ensino Superior sobre uma formação médica que seja cada vez mais humanizada e humanizadora.

“Estou particularmente orgulhoso de ver minhas alunas e meus alunos da primeira turma de medicina (T1), não apenas discutindo em sala de aula a temática das humanidades médicas, mas também pensando teoricamente esses saberes e levando intervenções em suas práticas nas unidades básicas de saúde. Acredito que é possível uma medicina que seja tecnicamente de qualidade, mas também humanamente de excelência”, afirmou o professor e coordenador do Simpósio, Lázaro Castro Silva Nascimento.

A participação no simpósio é gratuita, com oferta de 200 vagas e certificação de seis horas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro no site do evento  e toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal oficial da UEMASUL, no YouTube.