SAPIENS

Primeira Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão é realizada na UEMASUL

O SAPIENS tem o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na instituição.

A I Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL (SAPIENS) será realizada de 7 a 9 de novembro. A partir deste ano o Seminário de Iniciação Científica e a Jornada de Extensão Universitária serão realizados de forma integrada, sendo coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e a Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA). A solenidade de abertura será realizada dia 7, às 18h, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB,) localizada na Praça União, com a palestra magistral “Como a iniciação científica contribui para uma trajetória acadêmica de sucesso”, realizada pela bióloga Joana Paula Bispo Nascimento.

A SAPIENS tem o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na instituição. Além disso, o seminário visa a socialização do conhecimento, o incentivo à pesquisa e a articulação da instituição com o ensino e a extensão, que são pilares da universidade para o enriquecimento da formação acadêmica dos discentes da UEMASUL.

A coordenadora de Pesquisa e Inovação Regiane Saturnino, disse que a expectativa é a melhor possível, já que as inscrições esgotaram rapidamente, demonstrando um grande interesse por parte dos acadêmicos. “A programação do evento está muito atrativa, voltada às necessidades dos alunos e, pela primeira vez envolve uma grande integração de toda a Universidade e de todos os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos da UEMASUL, dentro do ensino, pesquisa e extensão”.

A programação da SAPIENS 2018 irá ofertar minicursos, oficinas, mesas-redondas, palestras, premiação, momento cultural, além das apresentações orais dos acadêmicos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Mais IDH e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT).

Esses programas foram criados com o objetivo de estimular pesquisadores a envolver estudantes de graduação nas atividades de pesquisa e extensão, incentivar a troca de competências locais e regionais no processo de aprendizado e produção do conhecimento por meio da pesquisa e extensão na área de abrangência da UEMASUL e, principalmente, contribuir para o desenvolvimento dos municípios com menor IDH da Região Tocantina do Maranhão.

A acadêmica Andressa Silva Brito faz o 4º período do curso de Geografia, e é bolsista de extensão. Para ela é extremamente importante essa troca de conhecimentos. “O encontro que vai acontecer essa semana entre os acadêmicos  de pesquisa e os acadêmicos da extensão proporciona um conhecimento sobre os projetos dos colegas. Para os  bolsistas  representa o interesse da instituição em conhecer e incentivar os projetos.  O meu projeto, por exemplo, depois de finalizado foi renovado por mais seis meses”.

Para a coordenadora de Sustentabilidade e Integração Iane Paula Rego Cunha Dias, um dos objetivos do evento é a unificação do tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. “Durante a semana acadêmica teremos um panorama geral dos nossos trabalhos. Saberemos se estamos fazendo o nosso papel de regionalização como universidade. Teremos ainda a oportunidade de avaliarmos os avanços e o desenvolvimento dos nossos alunos”, disse.