SALA DE IMPRENSA

pesquisa

UEMASUL realiza encontros para orientações sobre bolsas PIBIC e PIBITI

Os encontros foram realizados nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz.


Ascom UEMASUL

Além dos atuais pesquisadores, os encontros contaram ainda com a presença de acadêmicos interessados em iniciar pesquisas. Foto: Ascom/UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou esta semana encontros com alunos e professores para orientação sobre normativas das bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). O objetivo, segundo o coordenador de pesquisa e inovação, Weverton Rodrigues, é melhorar o fluxo de desenvolvimento das pesquisas e a formulação dos projetos. As reuniões foram realizadas nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz.

“Este é um momento para falarmos das resoluções e leis que regulamentam nossas bolsas, esclarecer dúvidas, reiterar a forma ideal de apresentação dos trabalhos e a melhor forma dos orientadores e orientandos desenvolverem seus projetos”, explicou o professor Weverton Rodrigues.

Os encontros aconteceram nos dias 15, 16 e 17 de março, e foram divididos em dois momentos, sendo o primeiro a apresentação do PIBIC e os principais gargalos encontrados no ciclo atual, além de explicações do funcionamento interno do programa para compreensão dos trâmites legais. O segundo momento foi de apresentação do  PIBITI, acompanhado de palestra sobre inovação, para que a partir do entendimento do conceito, professores e alunos possam elaborar futuros projetos de inovação, além de discernir se o projeto idealizado deverá ser desenvolvido na iniciação científica ou tecnológica. 

O acadêmico do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCNAL), Marcos Vinicius de Oliveira está no segundo período do curso de Engenharia Agronômica, e pretende ser pesquisador. Ele encontrou na reunião a  orientação que buscava para os planos futuros. “A reunião que nós tivemos hoje é de suma importância porque mostra que há possibilidades de pesquisa para que possamos  trabalhar de maneira a inovar em nossa região, a partir do nosso curso, do conhecimento e das práticas proporcionadas pela universidade, para solucionar problemas locais e somar à nossa região”, ressaltou Marcos Vinícius.  

Há previsão de aumento do número de bolsas para os próximos editais de seleção dos projetos de pesquisa. Foto: Ascom/UEMASUL

O PIBIC tem como objetivo desenvolver as atividades de pesquisa, estimulando os professores pesquisadores a envolver estudantes de graduação nas atividades científicas. Atualmente 172 projetos de iniciação científica são desenvolvidos na universidade, com bolsas fomentadas pelo CNPq (12 bolsas), FAPEMA ( 80 bolsas) e  UEMASUL (80 bolsas).  Para o próximo ciclo de pesquisa há previsão de aumento das cotas ofertadas pela UEMASUL e FAPEMA, que juntas passarão a fomentar 160 projetos de pesquisa, dobrando o número de cotas disponibilizadas atualmente. 

O objetivo do PIBITI é estimular os estudantes de graduação nas atividades de projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Atualmente a UEMASUL dispõe de 40 cotas para projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação, sendo 20 fomentadas pela UEMASUL e 20 fomentadas pelas FAPEMA. Para o próximo ciclo de pesquisas também haverá aumento de 100% da oferta total, passando a ser 80 cotas de PIBITI, fomentadas pela FAPEMA (40 bolsas) e UEMASUL (40 bolsas). 

O aumento na oferta de bolsas para projetos de pesquisa, além de oportunizar os acadêmicos que poderão ser pesquisadores, é também uma vantagem para as cidades e região onde os campi da UEMASUL estão, uma vez que promovem ciência e conhecimento que, por vezes, estão voltados a resolução de questões locais.

 


Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Lorena Guimarães 
Assessoria de Comunicação UEMASUL


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.

SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.