eleição reitor 2022-2025

UEMASUL realiza eleição simulada para Reitor e Vice-Reitor utilizando sistema online

A simulação é para esclarecer as dúvidas da comunidade sobre a votação on-line e testar o sistema SIGEleição, que será usado pela primeira vez na instituição, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Na próxima terça-feira, 28 de setembro, das 9h às 16h, será realizada uma simulação da eleição para a escolha das chapas que irão formar a Lista Tríplice para os cargos de Reitor ou Reitora; e Vice-Reitor ou Vice-Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A eleição simulada foi convocada pela Comissão Eleitoral e tem como objetivo esclarecer as dúvidas da comunidade sobre a votação online e testar o sistema SIGEleição, que será usado pela primeira vez na instituição. Toda a comunidade acadêmica apta a votar está convidada a participar.

A presidente da Comissão Eleitoral, professora Cristiane Matos da Silva, explicou a importância de realizar a eleição simulada. “Essa simulação teste é para que toda a comunidade acadêmica possa conhecer a plataforma SIGEleição e entender como irá funcionar o procedimento de votação que acontecerá no dia 08 de outubro. O voto não é obrigatório, mas é de extrema importância a participação de todas e todos, por ser um momento de exercício da nossa democracia”.

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um sistema utilizado para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica dos estudantes e professores. O SIGEleição é uma plataforma integrada ao SIGAA e conta com um sistema de votação similar ao que é utilizado na urna eletrônica dos processos de votação do Brasil. O SIGAA e o SIGUEleição são administrados pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da UEMASUL.

Professor Murilo Barros Alves, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação. Foto: Ascom/UEMASUL.

“Quando vamos trabalhar em algum processo, sempre fazemos um teste piloto para verificar se existe algum problema. A ideia dessa simulação de eleição é para que a comunidade acadêmica possa, antes da eleição no dia 8 de outubro, conhecer e desmistificar alguns receios em relação ao sistema que será usado”,  destacou o coordenador da CTI, professor Murilo Barros Alves, ao explicar a importância da simulação da votação.

A eleição simulada terá cinco chapas fictícias, utilizando numerações diferentes das chapas oficiais. Iniciará às 9h, com a presença de candidatos ou representantes das chapas, que irão acompanhar a retirada do relatório “zerésima” – que traz toda a identificação de registros das chapas e que nenhuma delas computa voto -, a abertura da votação e, ao final da simulação, às 16h, o encerramento e apuração dos votos.

“Não é obrigatório votar nas três chapas. Se o usuário quiser dar um voto único, poderá encerrar a votação logo após o primeiro voto. Se quiser votar em duas ou três chapas, é só seguir as instruções e finalizar com o recebimento do comprovante. O usuário também poderá votar branco ou nulo, e isso deve ocorrer logo no primeiro momento da votação. Para anular o voto é só digitar um número que não exista no registro das chapas e confirmar. Para votar em branco, basta apenas apertar a tecla “branco”, explicou o professor Murilo.

O professor Murilo comentou ainda sobre a segurança do processo eleitoral online, que já foi utilizado em outras intuições com sucesso. “Apesar de estarmos fazendo essa eleição online pela primeira vez, esse sistema já foi utilizado em outras universidades, como a UFRN, UFPA, UFSC, UFG e outras. O sistema é extremamente seguro e a entrada é feita com login e senha, que é pessoal e intransferível. Temos ainda controle de captcha, para evitar que algum tipo de robô tenha acesso ao sistema. Todas as informações da votação são criptografadas e não existe a possibilidade de se votar mais de uma vez, já que ao final da votação é emitido um comprovante”.

Uma equipe da CTI está cuidando exclusivamente do processo eleitoral de votação para que tudo ocorra dentro do previsto, sem nenhum tipo de intercorrências. A CTI está oferendo também suporte via Whatsapp, por meio do número (99) 98414-1089. O suporte irá tirar dúvidas e resolver problemas de login e senha antes do dia da votação.

Acesse aqui o SIGEleição.

Texto e foto: Mari Marconccine
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.