Conquistas

UEMASUL realiza Outorgas de grau especiais para aprovados em Mestrado

Sete graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Letras/inglês, Física e Química participaram das cerimônias especiais.

A cerimônia de Outorga de grau especial dos cursos de Física e Química (licenciaturas) aconteceu no dia 7 de fevereiro. Foto: Ascom/UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizou na primeira quinzena de fevereiro duas cerimônias de Outorgas de grau especiais, para atender formandos e formandas aprovados (as) em Programas de Mestrado em diversas áreas do País. Os acadêmicos que receberam o grau em cerimônias especiais são dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Letras/Inglês, Física e Química.

As cerimônias aconteceram no auditório da UEMASUL, campus Imperatriz e foram presididas pela magnífica reitora, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, que deixou um recado aos futuros mestrandos: “Eu desejo muito sucesso a todos. Desejo que voltem para a UEMASUL para contribuir com o conhecimento, a instituição precisa de vocês. Nunca esqueçam que vocês são parte de uma universidade pública. Lutem por ela e façam aquilo que a universidade precisa”, ressaltou a reitora, ao parabenizá-los.

Um dos acadêmicos, que colou grau em cerimônia especial é Gabriel Fernandez Ferrari Melo, do curso de Física, aprovado no Mestrado em Física em cinco universidades: Federal do Goiás (UFG) em 1º; Federal do ABC (UFABC) também em 1º lugar; e em 2º lugar na Estadual de Londrina (UEL) e na Federal de Santa Catarina (UFSC); e ainda em 3º lugar na Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“No primeiro ano da graduação tive contato com o Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UEMASUL/FAPEMA, o que me possibilitou começar na pesquisa científica. A partir de então, percebi que era um universo encantador. Participar desses programas com todo o suporte oferecido pela UEMASUL aos acadêmicos, em particular, o restaurante universitário, permitiu com que eu pudesse me dedicar aos meus estudos, o que resultou em um ótimo desempenho no Exame Unificado de pós-graduações em Física, refletindo na minha aprovação em alguns programas de mestrado em Física”, relatou Gabriel, ao informar que escolheu ficar no Mestrado da UFG.

A cerimônia de Outorga de grau especial dos cursos de Engenharia Florestal (bacharelado), Ciências Biológicas e Letras Português/Inglês (licenciaturas) aconteceu no dia 13 de fevereiro. Foto: Ascom/UEMASUL

Os sete aprovados são do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), Centro de Ciências Exatas Naturais e Tecnológicas (CCENT) e Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Liliana Souza do Carmo – Física licenciatura, aprovada no Mestrado: Modelagem computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis – Rio de Janeiro.

Helayne Santos de Sousa – Química licenciatura, aprovada no Mestrado em Química na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nirvana Messias Silva da Luz – Ciências Biológicas licenciatura, aprovada no Mestrado em Biodiversidade, ecologia e conservação, na Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional.

Gabriel Fernandez Ferrari Melo – Física licenciatura, aprovado no Mestrado em Física em cinco universidades: Federal do Goiás (UFG) em 1º; Federal do ABC (UFABC) também em 1º lugar; em 2º lugar na Estadual de Londrina (UEL) e na Federal de Santa Catarina (UFSC); e ainda em 3º lugar Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Eliésio Costa Lima – curso Letras licenciatura em língua portuguesa, língua inglesa e literaturas, aprovado no Mestrado em Letras da UEMASUL.

Ana Beatriz Monteiro dos Santos – Física licenciatura, aprovada no Mestrado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos.

Diana Neres Dos Santos – Engenharia Florestal bacharelado, aprovada no Mestrado em Biotecnologia Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Além das colações especiais, em fevereiro foram realizadas duas colações do curso de Administração do semestre 2022.1, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), campus Imperatriz que contemplou 20 formandos e uma do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia que contemplou 16.