preservação

UEMASUL realiza ação socioambiental com plantio de 250 mudas arbóreas

O plantio das mudas foi realizada nos arredores do riacho Bacuri, com o objetivo de ajudar a recuperar a vegetação e melhorar a qualidade da água do riacho, contribuindo para a saúde da fauna e da flora local.

A plantação foi feita com crianças de 7 a 10 anos de uma instituição de ensino do bairro. Foto:Ascom/UEMASUL.

Nesta quarta-feira (22), o curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizou uma ação socioambiental de revitalização do bairro Vila Esmeralda, em Imperatriz. Em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, moradores do bairro e empresas privadas, como o Consórcio Estreito Energia (CESTE), TG Veículos, Suzano e Elas Brasil Sustentável, foram plantadas 250 mudas de 20 espécies arbóreas nativas nos arredores do riacho Bacuri. A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Água.

O principal objetivo foi conscientizar e promover a arborização do bairro, melhorando a vida dos moradores e ajudando a evitar problemas ambientais na cidade. Segundo o professor de Engenharia Florestal, Dalton Henrique Angelo, uma arborização adequada é urgente para que as pessoas vivam melhor. “Quanto mais verde, mais a cidade fica rica e menores são os problemas ambientais”, explicou o professor.

A atividade também contribuiu para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. A plantação das mudas foi feita pelos acadêmicos e as crianças do Centro Educacional Irmã Scheilla (CEIS), que é a instituição de ensino no bairro.

Para os acadêmicos, essa iniciativa foi essencial para que entendessem seus papéis na sociedade como futuros engenheiros florestais. “Estudamos sobre como usar a natureza de modo que as gerações futuras também tenham acesso aos recursos com igual ou maior quantidade e qualidade. É através de ações como essas que uma semente de esperança está sendo plantada e assim que sabemos que estamos cumprindo nosso papel”, relatou o acadêmico Railton Morais.

A ação foi uma iniciativa dos professores e acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da UEMASUL. Foto:Ascom/UEMASUL.

Essa ação socioambiental foi um exemplo de como a sociedade pode se unir em prol da preservação do meio ambiente. A UEMASUL reconhece seu papel que é fundamental no processo de formar cidadãos conscientes e capazes de agir de forma sustentável.