cpaht

Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) é reaberto

O CPAHT é um espaço destinado à pesquisa e preservação da cultura material e imaterial da Região Sul Maranhense.

Inaugurado em 10 de agosto de 2015, o Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) é um museu público, vinculado à UEMASUL, mediante o projeto compensatório da empresa Suzano Papel e Celulose, que estava fechado para o público, devido as reformas no prédio. Esta semana o museu reabre para visitações com a exposição: África Penteados Indígenas. A temática da exposição aborda os penteados africanos do Saara, das florestas tropicais do Congo, costas do Atlântico ao Índico, aonde revela as manifestações destes povos, por meio dos cabelos.

O CPAHT é um espaço destinado à pesquisa e preservação das culturas material e imaterial da Região Sul Maranhense. Fruto de estudos e pesquisas, consolidados pelo Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAI) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, o museu tem o objetivo de incentivar e apoiar a produção e a difusão de conhecimentos nas áreas das Africanidades, Estudos Indígenas, Arqueologia, Educação Patrimonial e Cultura Popular.

A estagiária do CPAHT, Beatriz Cabral, ressalta a importância da reabertura do museu para a UEMASUL e comunidade, explicando sobre a exposição. “Com reabertura do museu, os visitantes podem conhecer, por meio da exposição a cultura dos povos indígenas africanos e como eles manifestam nos penteados os seus modos de vida, além da parte dos materiais arqueológicos e uma apresentação sobre a história da descoberta do maranhão, com os povos Timbiras”, afirma.

De acordo com a arqueóloga e uma das coordenadoras do CPAHT, Danielly Morais, o museu é aberto para a comunidade acadêmica, e para a população. “O museu atende todos os públicos, desde a criança até pessoas na terceira idade. A exposição é autoexplicativa, mas, para quem desejar temos a visita guiada, com os estagiários ou educadores”, ressalta.

O museu fica localizado ao lado do prédio da UEMASUL, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 18 horas.  As escolas que tiverem interesse em agendar visitas, podem entrar em contato pelo email: cpah.timbira@uemasul.edu.br