UEMASUL: Seminário debate expansão com prefeitos da Região Tocantina

I Seminário de Integração Territorial UEMASUL discute integração dos municípios e expansão da universidade.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão foi criada para promover a educação superior e o desenvolvimento regional em sua área de atuação, a Região Tocantina. São 22 municípios com grandes assimetrias sociais e demandas com suas peculiaridades, mas que dividem uma forte identidade cultural e política. Neste sentido, a UEMASUL dá mais um passo importante dentro de sua missão institucional e convoca prefeitos, vereadores e agentes públicos dos municípios da região para participar do “I Seminário de Integração Territorial UEMASUL-Municípios: Construindo as Diretrizes da Expansão Acadêmica”.

O evento acontece no próximo dia 13 de junho, às 14h no auditório da UEMASUL em Imperatriz, e tem por objetivo iniciar a articulação e integração destes municípios visando a efetiva atuação e expansão da universidade. “Muitos prefeitos já estão em permanente diálogo com a universidade apresentando demandas, buscando parcerias e se colocando à disposição para o fortalecimento de nossa instituição, provando que a descentralização do ensino superior era não só necessária, quanto urgente”, declarou o vice-reitor da UEMASUL, Expedito Barroso, que no evento  apresentará a estrutura organizacional da instituição e sua atuação territorial.

Outra importante pauta do seminário é a formação da Rede Ciência Maranhão, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) que visa integrar as secretarias municipais, instituições de ensino e da área científica e tecnológicas existentes no Maranhão. Para apresentar a Rede estará presente no seminário o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

O evento será encerrado com a apresentação dos cursos promotores de capacitação e formação docente de Ciências Naturais, feita pela professora Iane Paula Rego Cunha Dias, coordenadora de Sustentabilidade e Integração Social. “Além de apresentar estas pautas, nós queremos também ouvir dos gestores as suas demandas e anseios. Ao final do Seminário, iremos elaborar um documento que servirá de base para outros seminários e que norteará futuramente a criação de novos cursos, polos e até mesmo outros campi”, declarou Elizabeth Nunes Fernandes, reitora da UEMASUL.