Seminário Avançado debate a matemática na área da docência

Evento acontece em alusão ao Dia Nacional da Matemática, comemorado no dia 6 de maio.

O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, como forma de homenagem ao matemático, educador e escritor Júlio Cesar de Mello e Souza, também conhecido pelo seu heterônimo Malba Tahan.  Em alusão à data, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão promove nos dias 10 e 11 de maio de 2018, o “Seminário Avançado: protagonismo, inovação e desafios na docência matemática”.

A solenidade de abertura aconteceu na noite de quinta-feira (10) presidida pelo Vice-Reitor Antonio Expedito Barroso de Carvalho. Em seguida foi ministrada a palestra “Pesquisa em Matemática e formação de professores”, pelo Prof. Dr. Nivaldo Costa Muniz. O seminário visa refletir sobre a matemática pura e aplicada e ensino da área em sala de aula.

O acadêmico do 5º período de física, Jhonathan Barros, revela que o seminário é uma oportunidade que os estudantes têm para debater e refletir um pouco sobre a área da matemática na docência. “É uma oportunidade de aprimorar os nossos conhecimentos em áreas especificas da matemática. Então, é importante esta discussão sobre esta ciência na docência, pois permite que saiamos mais preparados para o mercado, ou seja, para sala de aula”, ressalta.

Para o diretor do Curso de Matemática, Juscimar da Silva, a presença de profissionais reconhecidos nacionalmente estimula os estudantes de ciências exatas, destacando a importância do matemático e a amplitude do mercado de trabalho na área. “O intuito do seminário é romper paradigmas em relação à matemática. Queremos mostrar que é possível fazer pesquisa na área, seguir na carreira da docência e refletir sobre essa ciência. Pois a matemática está em todas as esferas que imaginamos e desejamos”, ressalta Juscimar.

O prof. Dr. Nivaldo Costa Muniz, secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital e palestrante da noite, parabenizou a UEMASUL pela iniciativa do seminário, ressaltando a importância da matemática. “É sempre bom trazer essa discussão sobre o papel da matemática, que é antes de tudo e acima de tudo uma linguagem, com qual a gente expressa o universos ao nosso retorno. A matemática é um legado para a humanidade que data até antes mesmo da capacidade humana de se expressar através de palavras, e que faz parte da nossa vida o tempo todo”, disse.

A programação segue hoje à noite (11), com a palestra “Pesquisa em educação matemática: perspectivas para a formação docente”, ministrada pela  profa. Dra. Dea Nunes Fernandes (IFMA/São Luís).  Após as palestras acontece um momento de interação entre palestrante e ouvintes para perguntas.