meio ambiente

UEMASUL promove mesa-redonda sobre riscos ambientais e vulnerabilidade social

O evento faz parte da programação de encerramento de três disciplinas do curso de Geografia, que desenvolveram atividades interligadas ao longo do período letivo 2023.1.

A mesa-redonda marca o encerramento das atividades letivas do curso de Geografia, em especial das disciplinas Climatologia e Geomorfologia. Foto: Ascom/UEMASUL.

Na última sexta-feira (07), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio do Curso de Geografia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), realizou a mesa redonda “Riscos ambientais e vulnerabilidade social”, com o objetivo de debater os riscos ambientais associados a fatores pedológicos, geomorfológicos e hidroclimáticos, bem como sua relação com a vulnerabilidade social, sob uma perspectiva geográfica.

O evento contou com a participação de renomados palestrantes que trouxeram contribuições valiosas sobre o tema. O professor Dr. Marcelino Silva Farias Silva, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ministrou a palestra “Potencial erosivo e vulnerabilidade socioambiental na Amazônia Maranhense”. O professor é especializado em Ciência do Solo, com vasta experiência no mapeamento, análise físico-química e conservação dos solos, já tendo estudado inclusive o solo da cidade de Buriticupu, que tem passado pelo processo de voçorocamento. Seus importantes trabalhos incluem a recuperação de áreas degradadas no estado do Maranhão.

Outra palestra de destaque foi proferida pelo professor Antônio José Teixeira Guerra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua apresentação, intitulada “Impactos humanos causados ao meio ambiente”, abordou o estudo da condução dos solos e movimentos de massa, com foco na realização de estudos técnicos de mapeamento de áreas de riscos ambientais e recuperação de áreas degradadas por processos de voçorocamento. O professor Teixeira Guerra é reconhecido nacionalmente e internacionalmente por sua ampla experiência, tendo realizado estudos em áreas de voçorocamento na cidade de Açailândia, entre outras regiões do Brasil.

O professor Teixeira Guerra é reconhecido nacionalmente e internacionalmente por sua ampla experiência, tendo realizado estudos em áreas de voçorocamento na cidade de Açailândia, entre outras regiões do Brasil. Foto: Ascom/UEMASUL.

Antônio Guerra é autor de vários livros e coordena, há 30 anos, o Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos solos (Lagesolos), da UFRJ. O professor tem interesse em atuar junto com a UEMASUL em pesquisas científicas. “Um dos objetivos da visita é conhecer os projetos e ver em que medida a gente pode trabalhar em uma rede de conhecimento, de pesquisa, em parceria com a UEMASUL. A ideia é juntar o nosso conhecimento teórico, conceitual, com o conhecimento local que vocês tem, que certamente é maior que o nosso, porque vocês conhecem melhor os problemas locais”, disse Guerra.

“Esse intercâmbio de conhecimento é sempre importante, especialmente quando a gente envolve pesquisadores de centros de pesquisa mais tradicionais do Brasil, com centros de pesquisa que estão na sua fase inicial, de consolidação. Então a interação entre a UFRJ, a UEMASUL e a UFMA gera um conhecimento que é novo a partir dessa interação”, destacou o professor Marcelino.

A mesa-redonda foi organizada pelas professoras Elza Ribeiro dos Santos Neta e Liriane Gonçalves Barbosa e marca o encerramento das atividades letivas do curso de Geografia, em especial das disciplinas Climatologia e Geomorfologia, que foram trabalhadas de forma interdisciplinar durante o semestre 2023.1. ” É muito importante proporcionar esses momentos de intercâmbio de conhecimento para nossos alunos, trabalhar a interdisciplinaridade e ainda contar com palestrantes que são referências para as temáticas estudadas em sala de aula. O que só foi possível graças a um alinhamento entre nós, docentes, e a gestão superior, que se empenhou muito para viabilizar este momento”, explicou a professora Liriane.

Para a professora Elza Ribeiro dos Santos Neta, “a experiência vivida pelo nosso alunado foi ímpar e refletiu a práxis interdisciplinar no âmbito geográfico, onde as problemáticas que estudamos em sala de aula não é algo estático e distante da realidade, mas totalmente inserido no nosso cotidiano”.

Amanhã, dia 8, ocorrerá uma visita técnica nas cidades de Bom Jesus da Selvas e Buriticupu, com alunos e professores da UEMASUL. Em campo, os professores irão conhecer o voçorocamento que atinge a região, e explicar suas causas e consequências.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.