LIVE

UEMASUL promove live sobre mobilidade urbana

A transmissão será simultânea nos canais da UEMASUL e Portal Mobilize Brasil no YouTube e na página do Portal Mobilize Brasil no Facebook.

Uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a população faça mais caminhadas e use a bicicleta como formas de deslocamento mais seguras para frear o contágio do novo coronavírus. Foto: ASCOM/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em parceria com o Portal Mobilize Brasil, realiza hoje (10) mais uma edição da live “Diálogos em Tempos de Pandemia”, que traz como tema: “Mobilidade urbana e o futuro das cidades pós-pandemia”. A live será transmitida de forma simultânea nos canais da UEMASUL e Portal Mobilize Brasil no YouTube e na página do Portal Mobilize Brasil no Facebook, a partir das 19 horas.

Diante das mudanças de comportamento social, intensificadas com a pandemia da Covid-19, a mobilidade urbana tem ganhado destaque. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a população faça mais caminhadas e use a bicicleta como formas de deslocamentos mais seguras para frear o contágio do novo coronavírus. Além disso, devido ao distanciamento social, muitas empresas aderiram ao home office, um modelo que pode se perpetuar e impactar o transporte público atualmente. A live desta terça trará informações sobre o assunto levando em consideração a realidade do Maranhão, em especial, das cidades onde a UEMASUL está presente.

Antes da pandemia, a mobilidade urbana das cidades tinha características marcantes: no transporte público, por exemplo, havia uma grande concentração de pessoas e, dependendo do percurso, a viagem durava até mais de uma hora. O mesmo cenário repetia-se no final do dia, quando os trabalhadores retornavam às suas casas.

Desta forma, a busca por transporte individual tem impactado as políticas públicas, como explica o mediador da live, o engenheiro civil, Mestre em Transportes e professor da UEMASUL (campus Açailândia), Ivo Almeida. “Com a chegada da pandemia, houve um aumento considerável nos deslocamentos feitos por modos mais sustentáveis individuais por dois motivos: para garantir o isolamento e a segurança da pessoa em relação ao contágio da Covid-19. Também por uma questão de custo, houve um aumento no preço de vários insumos, inclusive do próprio combustível, que ajudaram a manter a tarifa nas alturas e deslocamento veicular mais difícil, né? Na live de hoje queremos debater quais soluções podem ser estudadas para melhorar a mobilidade nas cidades. Devemos abrir mão do transporte coletivo e incentivarmos mais o uso da bicicleta?”, indaga.

Convidados

Participam da live o ambientalista Uirá Lourenço (Brasília), o jornalista e editor do Portal Mobilize Brasil, Marcos de Sousa (São Paulo), o engenheiro civil e Mestre em Engenharia de Transportes, Felipe Policarpo (Imperatriz). O engenheiro civil, Mestre em Transportes e professor da UEMASUL (Campus Açailândia), Ivo Almeida, fará a mediação.