Celebração

UEMASUL promove evento em comemoração ao Dia do Veterinário

O evento celebra o dia do profissional e aperfeiçoa a formação acadêmica dos estudantes.

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país.  Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910. Na UEMASUL, estudantes e professores promoveram nesta quinta-feira (14) uma programação especial com o objetivo de celebrar o dia deste profissional e aperfeiçoar a formação acadêmica dos estudantes. O evento contou com palestras, mesas-redondas e coquetel de encerramento.

Um dos temas de destaque do evento foi a ética profissional do médico veterinário, profissional que além de cuidar da saúde dos animais, também auxilia na preservação da saúde da população humana. Para o estudante do 4º período de Medicina Veterinária, Guilherme Monteiro, este evento é uma oportunidade que os alunos têm de adquirir novos conhecimentos da área. “Foi bastante proveitoso, tanto na questão de explanar os campos que o médico veterinário pode atuar, como na importância de se falar sobre a ética na nossa profissão”, afirmou.

Giovana Nogueira, médica veterinária há 20 anos, ministrou uma palestra sobre o papel do veterinário na saúde pública e ressaltou a importância do evento para o aprimoramento da formação acadêmica dos estudantes. “É bastante importante promover este tipo de evento, principalmente na questão de trazer discussões acerca da função do veterinário no mercado de trabalho, além de permitir uma troca de conhecimentos entre os profissionais e os estudantes da área.

A organizadora e diretora do curso de Medicina Veterinária, Sandra Borges, comentou a respeito da realização do evento e agradeceu a participação dos alunos e dos profissionais que estiveram na mesa de debate. “Esse evento foi idealizado e realizado pelo curso de Medicina Veterinária e contou co participação dos palestrantes, e principalmente dos alunos e professores que se esforçaram e fizeram com que este evento acontecesse”, afirmou a professora.