CÂNCER DE MAMA

UEMASUL promove atividades sobre a Campanha Outubro Rosa

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças.

Durante o mês de outubro, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou ações que visam alertar a sociedade sobre o diagnóstico do câncer de mama. Na segunda-feira (26), foi realizada uma roda de conversa com as servidoras da instituição, com o tema “Saúde das mamas: como se autocuidar”, com a palestra ministrada pela Profª Ma. Rhavenna Oliveira (UNISULMA). Na terça-feira (27),  aconteceu a transmissão da live “Diálogos em Tempos de Pandemia: Outubro Rosa e a saúde das mamas”. As convidadas, a médica mastologista Germana Bastos (MA) e a médica sanitarista Santinha Tavares (RJ), aprofundaram o debate acerca da detecção precoce desses cânceres e cuidados que a mulher deve ter quanto à sua saúde física. Com certificação de duas horas, a live foi transmitida pelas redes sociais da UEMASUL: Facebook, Twitter e Youtube.

No debate, as médicas chamaram atenção para o alto índice de mulheres com câncer de mama no Maranhão. Para a Dra. Santinha Tavares, “é necessário reformularmos a nossa alimentação por algo mais comedido e saudável. Também é ideal diminuir a bebida alcóolica e iniciarmos um cotidiano de exercício físico, lembrando que na grande maioria das vezes é a mulher, com um conhecimento aprimorado do seu corpo, quem detecta que algo anda errado com sua mama”.

Dra. Germana Bastos também destacou que a mulher deve se prevenir à medida do possível, já que a mulher de hoje está vivendo uma nova realidade, em comparação há 50 anos, que agora está cuidando de sua vida acadêmica, investindo em novas relações de trabalho e, às vezes, num novo relacionamento. “Hoje o câncer atinge a mulher na sua fase mais produtiva, geralmente aos 50 anos, diferente de antes. O câncer de mama só perde para o de colo do útero no Maranhão. Mas em todos os estados, o de mama ainda acomete a maioria das mulheres”.

As atividades do Outubro Rosa foram coordenadas pela Divisão de Serviço Social e Médico, que realiza ações da campanha desde a sua criação, em 2017, com distribuição de lacinhos rosas para os servidores, realização de palestras e outras atividades. A assistente social e chefe do setor, Conceição Amorim, ressalta que a instituição tem buscado trazer diversas informações a respeito da campanha, “como falar da importância do autoconhecimento das mulheres sobre o seu próprio corpo, sobre o direito das usuárias no acesso aos programas de saúde pública e privada passar por exames clínicos das mamas a partir dos 40 anos nas consultas ginecológicas de rotina”.

Outubro Rosa

Conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico do câncer de mama, o movimento Outubro Rosa é celebrado anualmente, desde os anos 90. No Brasil, somente em 2020 já houve aumento de quase 30% de casos em relação ao ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O principal objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. A prevenção continua sendo a principal ação contra o câncer e, por isso, é tão importante fazer o autoexame.