sefim

UEMASUL promove a IV Semana de estudos de Física e Matemática

Evento contou com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos;

Lorena Marques Guimarães

A semana contou com palestras online transmitidas no auditório da UEMASUL. Foto: Ascom/UEMASUL

A IV Semana de Estudos de Física e Matemática (SEFIM), organizada pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), aconteceu na última semana, de 07 a 11 de novembro. A programação incluiu palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, com participação de discentes e pesquisadores da UEMASUL, e de outras instituições de ensino superior.

A SEFIM vem se consolidando a cada edição realizada, e neste ano atingiu o público de 100 participantes inscritos. O diretor do curso de Física, professor Mauro Bogéa destacou o papel fundamental das discussões da Semana. “O encontro proporciona a integração entre os alunos de áreas muito próximas que trabalham com o mesmo público. Além de possibilitar aos alunos o contato com áreas de pesquisa diferentes, pois o SEFIM contou com a participação de pesquisadores de diferentes estados do país. Houve ainda, pela primeira vez, a vinda de uma caravana de outra instituição para participar do nosso evento, que foram os alunos do IFMA campus Pedreiras”, comentou o professor.

Além de palestras e minicursos, a Semana de Estudos contou ainda com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos da UEMASUL e pesquisadores de outras regiões do país, possibilitando maior troca de conhecimento.  A estudante do 6º período do curso de Matemática, Marília Brandão Silva, disse que, além de enriquecer o currículo acadêmico com os certificados e ajudar a contribuir para as horas de atividades complementares, o evento também proporcionou mudança de pensamentos ao “ instigar o aluno sobre ele mesmo, organizar um projeto, e como deve ser feito”.

A programação da IV SEFIM incluiu atividades diurnas e noturnas para o público durante cinco dias, para que discentes e docentes pudessem expandir o conhecimento nas respectivas áreas da Matemática e da Física.