SALA DE IMPRENSA

extensão

UEMASUL sedia 1ª Jornada de Extensão

Durante a jornada, professores e alunos participam de palestras, debates e apresentações de trabalho.


Ascom UEMASUL

Com a missão de produzir e difundir conhecimentos por meio do ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) e da Divisão de Extensão e Assuntos Comunitários (DIVEXT), vinculada à Cordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social (CSIS), realiza nesta terça-feira (10), a 10ª Jornada de Extensão (JOEX/UEMA) e 1ª Jornada de Extensão (JOEXT/UEMASUL).

Um dos principais objetivos do evento é motivar a participação de professores e estudantes no desenvolvimento de ações no pilar da extensão na instituição, além de promover maior articulação entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação acadêmica e cultural dos alunos de graduação. Durante a jornada, professores e alunos participam de palestras, debates e apresentações de trabalho na área da extensão da UEMASUL.

Para a professora e palestrante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Emilene Leite, este evento é uma oportunidade que os professores e alunos têm para refletir um pouco sobre o pilar da extensão dentro da universidade. “A jornada é de fundamental importância, principalmente porque a UEMASUL está nascendo agora, então é preciso que a pesquisa e a extensão ganhem espaço dentro da instituição. São os tripés da universidade, que dialoga com as comunidades e contribui com o crescimento da sociedade”, afirma.

O acadêmico e bolsista de extensão, do curso de Engenharia Florestal, Jhonatan Costa, desenvolve o projeto ‘diagnóstico e divulgação do sistema silvipastoril na região sudoeste do Maranhão’, e ressalta a importância da participação do aluno na extensão, para a formação acadêmica. “É na universidade que se produz conhecimento, então a extensão visa devolver para a sociedade o que adquirimos aqui, por meio de projetos voltados para contribuir com as necessidades da comunidade”, conta.

O professor e um dos organizadores da Jornada, Fabrício Nascimento de Moura, fala sobre a importância do evento nesta discussão sobre os desafios dos projetos de extensão na UEMASUL. “É importante porque visa estimular o desenvolvimento das atividades de extensão. A extensão na universidade como um todo ocupa um papel de coadjuvante, quando na verdade, do ponto de vista da concepção da universidade ela está no mesmo nível da pesquisa, aliás ela não se desenvolve sem a pesquisa. A extensão agrega também a pesquisa e o ensino”.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.