SALA DE IMPRENSA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UEMASUL promove 1º Seminário para tradutores/intérpretes, instrutores e professores de Libras

O evento conta com palestras e oficinas educativas para fortalecer as novas práticas da sinalização em Libras na região.


Ascom UEMASUL

O primeiro dia de evento foi marcado pelo compartilhamento de conhecimentos entre o público e os palestrantes durantes as apresentações. Foto: Ascom;UEMASUL.

Começou na quinta-feira (17), o 1º Seminário para tradutores/intérpretes, instrutores e professores de Libras no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Com o tema “Desafios e possibilidades da prática profissional de Libras”, o seminário conta com palestras e oficinas educativas. O evento está sendo realizado por meio de parceria entre o Núcleo de Acessibilidade Educacional (NACE) e o curso de mestrado em Letras da UEMASUL, juntamente com a Associação dos Surdos de Imperatriz, com participação de 45 pessoas.

O principal objetivo é de contribuir para a formação educacional de intérpretes, professores e instrutores, uma vez que as temáticas discutidas focam especificamente nos desafios que surgem na prática do profissional que trabalha com Libras. “É a partir desses momentos e trocas de experiências que conseguimos para além dos desafios, enxergar as práticas que já fazemos e vem dando certo, além das possibilidades de fortalecimento das mesmas”, pontuou a professora Claudia Lucia Alves, coordenadora do NACE.

A última etapa do evento acontece nesta sexta-feira (18). Ao longo do dia, os participantes terão uma oficina sobre os processos de tradução/interpretação, dirigida pelo prof. doutor Guilherme Lourenço; e a oficina ministrada pelo prof. mestre Rodrigo Augusto, entre outras atividades. Durante as palestras ministradas pelos professores, foram debatidos assuntos como a integração de alunos surdos e o fortalecimento das trocas com os professores ouvintes para que haja uma maior comunicação na região.

De acordo com o professor Rodrigo Augusto, seus objetivos foram desenvolver a percepção dos professores em relação à didática, elaboração de materiais e o foco nas diversas formas de sinalização. “Essa formação de professores traz responsabilidade e estímulo para que todos nós possamos ter a consciência de cidadãos surdos e isso é muito importante para que haja qualidade na formação dos professores, independente se ele é surdo ou ouvinte,” sinalizou o professor Rodrigo.

Os professores precisam manter-se em constante aprendizado, sendo que a área da educação é progressiva e se moderniza com o passar do tempo. Com isso em mente, o professor e intérprete Emilio Alves, que é um dos participantes, acredita que o evento oferece esse aprendizado. “Este seminário traz as novas práticas da área da interpretação, com profissionais nos ensinando sobre os novos estudos acerca das Libras e isso é muito importante para compor a nossa formação”, conta Emilio.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.