língua inglesa

UEMASUL promove 1ª competição de soletração em inglês para estudantes

Foram 27 competidores que conquistaram as três primeiras colocações, concorrendo a bolsas de estudos na escola de idiomas, Skill Imperatriz.

A competição teve como objetivo motivar os alunos a interagir e adquirir mais vocabulário e habilidades com o domínio da língua inglesa. Foto: Ascom/UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), realizou nesta semana a 1ª competição de soletração na língua inglesa, o “Spelling Bee Contest”, que faz parte do projeto de extensão “Oficinas Interativas de Língua Inglesa (OILI)”.  O projeto é coordenado pela professora mestra em Language and Literacy Education pela University of Toronto, Hildenê Severo.  Spelling Bee é uma competição de soletração de palavras em inglês e teve como objetivo motivar os alunos a interagir e adquirir mais vocabulário, além de desenvolver as habilidades de audição e pronúncia por meio da soletração na língua inglesa.

As disputas ocorreram de 03 a 05 de agosto, no laboratório de Línguas da UEMASUL.  Participaram 27 estudantes, com direito a premiações para as três primeiras colocações, além de certificação para todos os presentes e ouvintes. A vencedora da disputa foi a acadêmica de Inglês, Thamirys Sousa, que ganhou uma bolsa de estudos 100% gratuita oferecida pela escola de idiomas, Skill Imperatriz. Já o segundo e o terceiro lugares foram conquistados, respectivamente, pelos alunos Matheus Nascimento e Lorena da Costa, do curso de Letras/Inglês, premiados com bolsas de 50% de desconto para a mesma instituição.

Para a campeã do evento, a experiência de competir foi enriquecedora e abriu portas para novas oportunidades de estudo da língua inglesa. “Participar do Spelling Bee exigiu de cada candidato um certo nível de concentração, dicção e leitura, sem falar no vocabulário. Como campeã, ganhei uma ótima oportunidade para me desenvolver mais e mais”, relatou Thamirys.

A professora Hildenê Severo enfatizou a relevância do evento para aprimorar o conhecimento dos acadêmicos no estudo do inglês. “Os envolvidos tomam ciência da importância da escrita correta, assim como da pronúncia, além de ampliarem seus conhecimentos vocabulares. Desta forma, a comunicação é facilitada e os acadêmicos formam a base para o próprio processo de aprendizagem, através de uma competição interativa e saudável”, contou a professora.

As palavras usadas na competição foram retiradas do Merriam-Webster Dictionary e a soletração dos participantes foi avaliada pela coordenadora do curso de Letras/Inglês, professora Elizabete Rocha de Souza Lima e pela professora Ilza Leia Arouche, além da mestranda Ana Lourdes Sousa Pereira. Todas elas fazem parte do curso de Letras/Inglês e literaturas.