FORTALECIMENTO UNIVERSITÁRIO

UEMASUL passa a integrar cinco Câmaras Temáticas na Abruem

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina.

Reunião mensal da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizada na última quarta-feira (28). Foto: Reprodução.

No início do mês de abril, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) manifestou interesse em integrar cinco Câmaras Temáticas da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem): Câmara de Graduação, Câmara de Extensão, Câmara de Pós-Graduação, Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino e Câmara de Internacionalização e Mobilidade. A manifestação foi deferida no último dia 28, durante a reunião mensal da Associação. Das sete Câmaras da Abruem, a UEMASUL passa a compor cinco delas a partir de agora.

As Câmaras têm por finalidade assessorar a diretoria da Abruem na análise, estudos e realização de trabalhos relativos ao seu campo temático; acompanhar discussões, participar na concepção, formulação e avaliação de políticas e programas; promover articulações com instituições públicas e privadas, além de conceber e propor programas, linhas de ações e trabalhos para serem realizados de forma isolada ou em consórcio pelas instituições afiliadas à Abruem.

“A participação da UEMASUL nas Câmaras Temáticas da Abruem representa uma oportunidade para uma efetiva participação da instituição nas discussões de temas prioritários para o crescimento do ensino superior, com foco na troca de experiências e no trabalho em rede, firmando parcerias para o fortalecimento do Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização”, explica a Reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes.

São representantes da UEMASUL nas Câmaras, junto à Abruem, o professor Joaquim Paulo de Almeida Júnior, na Câmara de Graduação; professora Regina Célia Costa Lima, na Câmara de Extensão; professora Maria da Guia Taveiro Silva, na Câmara Pós-Graduação; professora Sheila Elke Araújo Nunes, na Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino; e professora Edna Sousa Cruz, na Câmara de Internacionalização e Mobilidade.

A Abruem

Criada em 1991, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização. A UEMASUL é associada da Abruem desde agosto de 2018.