dia de campo

Estudantes participam do I Dia de Campo Balde Cheio em Cidelândia

A realização do Dia de Campo é um grande elo de comunicação entre produtores rurais, técnicos agrícolas e pesquisadores.

Foto: SEBRAE.

No dia 19 de abril, a Embrapa e o Sebrae/MA de Imperatriz, realizaram o I Dia de Campo Balde Cheio, no município de Cidelândia/MA. A chácara Santa Maria, foi o local escolhido para a ação, envolvendo os municípios da Região Tocantina e Pré-amazônica. Cerca de 50 estudantes do 5º, 7° e 9° períodos dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica da UEMASUL, participaram da ação acompanhados de duas professoras.

A professora da disciplina de Bonivocultura de Leite, Kelly Cavalcanti Conor Silva ressalta a importância do evento para os acadêmicos e para a região, que é considerada a maior bacia leiteira do Maranhão. “Eventos assim contribuem bastante para o conhecimento dos alunos dentro da questão da produção leiteira. Eles adquirem o conhecimento, de que não importa o tamanho da área, você consegue produzir bem se realmente trabalhar de forma correta e coerente. Tivemos muitas informações sobre produção leiteira, suplementação, fertilização do solo e de pasto. Foi muito relevante para os alunos, com certeza”.

A realização do Dia de Campo é um grande elo de comunicação entre produtores rurais, técnicos agrícolas e pesquisadores, difundindo novidades no campo tecnológico, mostrando alternativas mais sustentáveis e fortalecendo a vida no campo. É também uma troca de conhecimentos e de experiências.

A acadêmica Patrícia Araújo Santos, do 7º período do curso de Medicina Veterinária, avalia o evento como muito proveitoso e dinâmico. “Quando a gente chegou lá ficou comprovado que tudo o que é visto em sala de aula é verídico. É muito importante esse contato entre produtores e alunos, porque você tem uma noção do que é a realidade.  Muitas pessoas acham que a produção de leite traz prejuízo. Quando você participa de um evento desses, vê que a produção está dando certo. É só colocar as técnicas necessárias em prática e se tem um bom rendimento na produção”.

A metodologia Balde Cheio criada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), visa promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira em todo o país. No Maranhão, o Balde Cheio, chegou em 2008. A metodologia inovadora é desenvolvida a partir de uma propriedade de base familiar, que seja um exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira. O local escolhido funciona como uma sala de aula prática, onde pesquisadores, extensionistas, pequenos e médios pecuaristas reciclam seus conhecimentos.

Análise de leite

O curso de Medicina Veterinária da UEMASUL promove um projeto com o intuito de analisar e ajudar na melhoria da qualidade do leite cru, queijo e manteiga, produzidos e comercializados em Imperatriz e nas cidades vizinhas. O projeto realiza testes físico-químicos para conferir a acidez do leite, presença de agentes externos, quantidade de gordura do leite, entre outros processos. A partir dessas análises, os discentes e docentes poderão traçar um diagnóstico da qualidade dos produtos lácteos da Região Tocantina e inserir orientações técnicas, como as Boas Práticas e Fabricação (BPF), e cuidados das Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), nas propriedades.