SNCT 2020

UEMASUL participa da 17° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento será realizado simultaneamente na Região Tocantina do Maranhão, com transmição de palestras, oficinas e minicursos pelo canal oficial da UEMASUL no Youtube.

Em 2019, a UEMASUL ganhou 13 prêmios dos 24 na categoria pôsteres. Em quatro categorias, alunas e alunos levaram o primeiro lugar (Ciências Biológicas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Linguística, Letras e Artes). Foto: arquivo/ASCOM.

Começa hoje, (19), a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento anual que acontece, simultaneamente, em todo o país. No Maranhão, a SNCT é organizada pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Pela primeira vez, a programação será realizada de forma remota. A solenidade de abertura está marcada para às 19h com a participação do Governador Flávio Dino e da reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes.

Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, a SNCT  será realizada até o dia 23 de outubro, com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. A transmissão de toda a programação será pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Maranhão.

A reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes reforçou a importância da participação dos estudantes, fortalecendo ainda mais uma das missões da instituição, que é o desenvolvimento regional por meio do  pesquisa. “A SNCT, sempre no intuito de popularizar a ciência, traz a inteligência artificial como importante temática. Honrosamente, a UEMASUL, mantendo sua tradição, de modo expressivo, estará presente com os trabalhos desenvolvidos por nossos alunos e professores. O evento, adequado ao formato remoto proporcionará a imersão da sociedade no universo da ciência”, destacou.

Durante a SNCT estadual, 12 trabalhos de iniciação científica, produzidos por acadêmicas e acadêmicos da UEMASUL foram aprovados e serão apresentados em formato de pôsteres, sendo sete deles dos estudantes do Centro de Ciências Sociais, Tecnológicas e Letras, (CCHSTL), campus Açailândia. A acadêmica do primeiro período de Tecnologia de Gestão Ambiental, Larissa Costa da Silva apresentará com mais quatro colegas o pôster “A Legislação Ambiental do Brasil”, com orientação do professor Me. Ivo Almeida Costa. Larissa falou da importância e da alegria em participar pela primeira vez. “É de suma importância que tenhamos experiências como esta, para agregarmos novos conhecimentos. Nosso tema é relacionado à nossa legislação ambiental brasileira, e como ela é implementada em relação aos municípios e aos conselhos responsáveis”.

A SNCT tem o objetivo de popularizar a Ciência e Tecnologia com uma linguagem acessível à população, promovendo discussões e mostrando a importância da ciência. A exemplo de 2019, este ano, o evento será realizado simultaneamente na Região Tocantina do Maranhão, com uma ampla programação científica e cultural, que será transmitida pelo canal oficial da UEMASUL, no Youtube, nos dias 20, 21 e 22.

Estande da UEMASUL durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 na região Tocantina, em Açailândia. Cerca de 7 mil pessoas compareceram ao evento que durou três dias. Foto: Arquivo/ASCOM.

A realização da SNCT na Região Tocantina tem a parceria da Casa Familiar Rural de Coquelândia e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Para o professor da UEMASUL e um dos organizadores, Diego Carvalho Viana, o evento é o momento da troca de experiências entre comunidade acadêmica, estudantes da educação básica e comunidade. “Este momento possibilitará a circulação desses conhecimentos, além de propiciar um amplo debate relacionado às questões sociais, econômicas e ambientais atuais, relacionada ao crescimento e desenvolvimento da microrregião de Imperatriz”.

PROGRAMAÇÃO DA SNCT – REGIÃO TOCANTINA

Dia 20 (terça-feira)

8h – Palestra: “Computação Gráfica aplicada à processos geológicos com foco na indústria de petróleo”, com os Mestrandos Vinicius Almada e Mohara Nascimento – PUC/RJ.

9h – Palestra: “Incorporação do uso de aplicativos para aparelhos móveis na prática educacional”, com o Dr. Marcelo Francisco Silva – UEMASUL.

14h às 16h –  Apresentação de experimentos de Física nas escolas: “A vivência e desafios no ensino experimental de Física na rede estadual de imperatriz – MA”, pelo Grupo de extensão Experimentos de física da UEMASUL.

Apresentação de experimentos frutos do projeto de extensão: “Estratégias de dinamização do Ensino de Ciências/Microbiologia na Educação Fundamental nas escolas municipais de Imperatriz – MA”, pelas bolsistas de Extensão do curso de Química Ana Paula Santos Martins e Ariane Alves de Almeida.

Dia 21 (quarta-feira)

8h – Palestra: “Inteligência artificial nos diferentes setores de âmbito rural”, com a Ecoagra Jr.

10h – Pecuária de precisão e suas tecnologias – Ecoagra Jr.

14h – Minicurso sobre “inteligência artificial” de fácil alcance e baixo custo.

15h – Minicurso “Desmistificando  a Engenharia Florestal”.

Dia 22 (quinta-feira)

14 h – Oficina de ferramentas digitais para serem usadas em aulas remotas do Ensino Básico e no Ensino Superior.

Dia 23 (sexta-feira)

8h – Palestra: “Ciência, Tecnologia e Inovação na Região de Açailândia-MA”, com Bruno Menezes – UEMASUL.

16h – Palestra: “Criatividade”, com Stélio Jásvan.

A programação inclui ainda, participação na Rádio Açaí FM, de 16h às 18h. Durante toda a semana será possível acompanhar notícias relacionadas à SNCT, conversas e debates sobre o cenário atual da produção de Ciência e Tecnologia no país.