PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UEMASUL oferta Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas

O curso é destinado a profissionais graduados nas áreas de Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia, Química, Geografia e afins, que atuam ou desejam atuar como restauradores de áreas degradadas.

A expansão do plantio de eucalipto tem sido questionada sobre seus benefícios e impactos socioeconômicos e ambientais nas regiões produtoras, a exemplo da região tocantina. Foto: Arquivo/UEMASUL.

A partir de julho de 2021, a Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), por meio da Coordenadoria de Pós-Graduação, ofertará o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas, objeto do Edital nº 02/2021 – CPG/PROPGI/UEMASUL, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Imperatriz. O curso foi aprovado durante a 20ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (CONSUN) da UEMASUL, realizada no dia 15 de abril.

A carga horária do curso é de 360 horas, com duração de um ano e meio (15 meses). As aulas acontecerão de forma híbrida ou remota, a depender da situação pandêmica da Covid-19 no segundo semestre de 2021. As inscrições podem ser feitas online de 07 a 25 de junho, no SIGAA, e são gratuitas. A seleção acontece entre os dias 30 de junho a 05 de julho. De forma autossustentada, o curso contará com taxa mensal no valor de R$ 95,00 e matrícula no valor de R$ 75,00.

Ao todo, são ofertadas 80 vagas para profissionais graduados nas áreas de Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia, Química, Geografia e afins, que atuam ou desejam atuar como restauradores de áreas degradadas. Deste quantitativo, serão destinados 10% das vagas para servidores da UEMASUL, 5% para candidatos com carência financeira, 5% para pessoas com deficiência e 5% para indígenas e quilombolas.

Acesse aqui o Edital com todas as informações.

Para a coordenadora do curso, professora Anatércia Ferreira Alves, a especialização nesta área é fundamental para a região tocantina, considerando que as atividades agrícolas desenvolvidas não possuem uma correta orientação e causam diversos problemas ao meio ambiente.

“A região tocantina ainda não possui especializações direcionadas à recuperação de áreas degradadas, tornando esta necessária no sentido de evitar problemas ao meio ambiente. Considerando que a UEMASUL dispõe de uma boa quantidade de professores doutores e mestres, o curso torna-se mais almejado pelos que necessitam desta complementação da formação com qualidade. Os alunos aprenderão a desenvolver soluções para os problemas relacionados à áreas degradadas e a realizar atividades de pesquisa nesta área”, explica.

Outros cursos

Além da Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas, foram aprovados mais quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Ciências Ambientais, Especialização em Produção Animal, Especialização em Docência em Saúde e Especialização em Gestão de Clínicas e Consultórios.