inovação

UEMASUL marca presença no NEON, o maior evento de inovação do Nordeste

O evento possibilitou a expansão de networking e relacionamento com startups, empresas interessadas em inovação, investidores e imprensa.

O evento reuniu investidores, startups e acadêmicos com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação do Nordeste. Foto: Ascom/UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) participou nos dias 1 e 2 de junho do NEON (Nordeste On), do maior evento de inovação do Nordeste, realizado em São Luís e promovido pelo Sebrae. A comitiva foi composta por representantes da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), alunos e professores dos cursos de Administração, Engenharia Civil (CCHSTL), Ciências Biológicas (CCENT) e Engenharia Agronômica (CCA), bolsistas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além das Empresas Juniores Inovadm Jr. e EcoAgra Jr.

Para o evento, a UEMASUL montou um stand que ofereceu aos visitantes a oportunidade de conhecer as pesquisas, projetos e iniciativas desenvolvidas pelos alunos e professores da universidade, promovendo a troca de ideias e networking, onde os estudantes compartilharam experiências e interagiram com profissionais e empreendedores do setor. Além da exposição no stand, os acadêmicos  participaram de diversas atividades, workshops, palestras e painéis de discussão que abordaram temas relevantes para a inovação e empreendedorismo, proporcionando um ambiente enriquecedor de aprendizado e inspiração.

A professora Jéssica Almeida, diretora do curso de Engenharia Civil do CCHSTL, contou que há uma grande produção de inovação na universidade: “Na UEMASUL, estamos entusiasmados em trazer para o NEON uma amostra dos materiais que estão sendo desenvolvidos pelos alunos. Dentro desses projetos, temos a participação de alunos do PIBIC, PIBITI e PIBEXT, que têm se dedicado a pesquisas e inovações de alta relevância. Dentre os projetos que trouxemos, estão o desenvolvimento de sensores, em especial os acelerômetros, projetos na área de estruturas de madeira, voltados para a sustentabilidade e eficiência construtiva e projetos voltados para a correção de solo. ”

O coordenador de Criação e Inovação da PROPGI, professor José Geraldo Pimentel Neto, falou da importância da presença em movimentos de inovação: “O NEON é um evento de suma importância para promover, estimular e desenvolver o debate sobre inovação, propriedade intelectual e empreendedorismo, ou seja, criar a cultura da inovação, proteção industrial, e do empreendedorismo em uma localidade. Participar de um evento dessa magnitude, gera um processo de aprendizagem catalizador aos participantes, pois além das palestras, das mesas-redondas e das rodadas de negócios é possível interagir e criar novas conexões para geração de novas parcerias estratégicas na varias áreas do conhecimento, do negócio e da articulações institucionais. Vale muito a pena imergir em ações como essa para criar novas mentalidades e mudanças na sua visão de mundo corporativa”, afirmou.

Um dos acadêmicos que participou do evento, Carlos Eduardo Pinho, do curso de Engenharia Agronômica, comentou que essa foi uma experiência única: “Pude ter contato direto com vários projeto concluídos ou em desenvolvimento de tecnologia e inovação, oriundos aqui do nosso Nordeste, assim como também observei como implementar tais inovações no atual contexto global, para termos uma sociedade melhor e mais conscientizada, para que com isso as gerações futuras habitem em um lugar com mais tranquilidade.”

A participação da UEMASUL no NEON consolida sua posição como uma instituição de referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação e demonstra o comprometimento em formar profissionais capacitados, estimular a cultura empreendedora e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.