SALA DE IMPRENSA

DOCÊNCIA

UEMASUL lança programas de bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

São destinadas, ao todo, 96 bolsas aos alunos dos cursos de licenciatura com duração de 18 meses.


Ascom UEMASUL

Na prática, os acadêmicos terão uma aproximação com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e no contexto em que elas estão inseridas. Foto: Arquivo/UEMASUL.

Acontece neste sábado (10) o lançamento dos Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), para o período de 2020 a 2021, com duração de 18 meses. O evento será online, pela plataforma Meet, às 9h, e aberto a toda a comunidade acadêmica da UEMASUL e demais interessados das escolas participantes dos programas.

Foram destinadas 72 bolsas aos alunos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Geografia e Ciências Biológicas, que tenham concluído menos de 60% da carga horária regimental da estrutura curricular. Já no Programa de Residência Pedagógica (RP), 24 licenciandos dos períodos finais dos cursos de Pedagogia e Letras – Língua Portuguesa e Literaturas foram contemplados.

Para o coordenador da Residência Pedagógica, professor Marcelo da Silva, “a participação do acadêmico da licenciatura nesse processo de ensino-aprendizagem proporciona a inserção no mercado de trabalho de forma mais eficaz e abrangente, no sentido de interagir diretamente com os alunos do Fundamental e Médio da rede básica de ensino. Isto gera uma maior integração da universidade com as escolas”.

Na primeira fase, as atividades do programa serão definidas e executadas de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavirus (Covid-19). Foto: Arquivo/UEMASUL.

Os editais contam com a concessão de bolsas de auxílio financeiro aos estudantes, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das UEMASUL que estiverem à frente dos projetos desenvolvidos. Os estudantes da instituição participaram de uma seleção para atuarem com os professores supervisores nos programas, por meio de editais da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), conforme Portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A função de bolsista não constitui cargo ou emprego e não representa vínculo empregatício de qualquer natureza com a UEMASUL.

O PIBID integra a Política Nacional de Formação de Professores, com o objetivo de proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O RP visa implementar os projetos que estimulem esta articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Serão três módulos do PIBID e, na primeira fase, as atividades do programa serão definidas e executadas de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavirus (Covid-19).


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz

(99) 3525 7875
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Açailândia

(99) 3538 4509
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Brasão UEMASUL.

Universidade Estadual
da Região Tocantina do Maranhão

CNPJ: 26.677.304/0001-81
Criada nos termos da Lei Nº 10.525 de 03/11/2016

© 2020 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.

X