expansão universitária

UEMASUL lança o programa de formação de professores Caminhos do Sertão

As unidades avançadas serão implantadas em Vila Nova dos Martírios, Itinga, Amarante e Porto Franco para atender os municípios de abrangência da UEMASUL.

Os prefeitos de Vila Nova dos Martírios, Itinga, Amarante e Porto Franco, que receberão as unidades avançadas, assinaram durante o evento o acordo de cooperação técnica. Foto: Ascom/UEMASUL.

Na última quinta-feira (14), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) lançou o programa Caminhos do Sertão com a apresentação do cronograma de atividades para 2020. Durante a solenidade, também aconteceram as assinaturas dos Acordos de Cooperação com os gestores das quatro Unidades Avançadas, e as assinaturas dos Termos de Cooperação Técnica com os municípios parceiros.

As unidades avançadas serão implantadas em Vila Nova dos Martírios, Itinga, Amarante e Porto Franco, para atender os municípios de abrangência da UEMASUL, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior público para as comunidades, atendendo à política de expansão da educação superior do Governo do Estado.

Criado no ínicio de 2018, o programa Caminhos do Sertão ofertará um total  800 novas vagas para os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior aos egressos do ensino médio e aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade.

Para a reitora Elizabeth Nunes Fernandes, o programa vem ao encontro das propostas da universidade. “O programa Caminhos do Sertão é mais uma importante ação da UEMASUL, na expansão e democratização do ensino superior. O programa contribuirá para melhor qualificação dos professores dos municípios, resultando em avanços para a educação básica. Agradecemos ao Governo do Estado e a todos os prefeitos, pela parceria que resultou na efetivação desse importante passo na trajetória da instituição.”

Representando o Governador Flávio Dino, a solenidade contou com a presença do Secretário de Estado de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto, que falou sobre os investimentos na área educacional: “O esforço do governo do Maranhão na área da educação também,  desde o ensino infantil com escolas dignas, o ensino médio com escolas de tempo integral, o ensino superior com os investimentos que tem sido feitos nas universidades maranhenses, nas parcerias com as bolsas de pesquisas com o Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAS), que tem promovido verdadeiras revoluções, algumas delas até mesmo parcialmente silenciosas em nosso estado”.

O secretário parabenizou e agradeceu à UEMASUL e aos prefeitos pelo lançamento do programa. “Essa representatividade aqui com as prefeitas  e os prefeitos aqui presentes, todos dando a sua contribuição  para que esse momento seja possível, pela luta, pelo trabalho, pelo empenho, pela determinação, pelo afinco e pela disposição e a energia de vocês para que o governo do Maranhão com que a sensibilidade e a ousadia, a mesma coragem, a mesma combatividade as mesmas crenças e as mesmas firmezas possa, ver esse momento acontecer”.

A prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista Cabral, falou sobre a importância do programa para a região. “Esse é um momento extremamente importante. Estamos aqui consolidando efetivamente a presença da universidade pública nos nossos municípios, e isso nos traz uma alegria muito grande, e uma satisfação de sabermos que as pessoas que não têm condição de sair para estudar vão ter a oportunidade de cursar uma universidade devidamente reconhecida.”