Ciência, Tecnologia e Inovação

UEMASUL integrará Rede Ciência Maranhão

Proposta visa integrar instituições e iniciativas ligadas à ciência, tecnologia e inovação do Estado.

A gestão superior da UEMASUL aparece sentada, em círculo, juntamente com representantes da Rede Ciência Maranhão durante reunião.

A Reitora Elizabeth Nunes e a Administração Superior da UEMASUL em reunião com representantes da Rede Ciência Maranhão. Créditos da foto: Ascom/UEMASUL.

Por iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Rede Ciência Maranhão é uma proposta que visa integrar instituições e iniciativas ligadas à ciência, tecnologia e inovação do estado. A Rede será formada pelas secretarias municipais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, ou afins, e pelas instituições de ensino e da área científica e tecnológicas existentes no Maranhão.

A Rede de Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (RedeSMCTI) foi criada pela Portaria Nº 146/2015 durante o I Encontro Estadual dos Secretários Municipais de Ciência Tecnologia e Inovação. Ela contribui para organizar e apoiar a comunicação entre a Secretaria de Estado (SECTI), secretarias municipais, universidades e institutos tecnológicos de ensino.

Na última semana, a SECTI cumpriu agenda em Imperatriz onde realizou duas reuniões de articulação da Rede. A primeira reuniu gestores municipais da região e a segunda aconteceu na UEMASUL com representantes da universidade e das instituições UFMA e IEMA. “A articulação dessa rede é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de inovação tecnológica em nosso estado e principalmente em nossa região”, afirmou Elizabeth Nunes Fernandes, reitora da UEMASUL.

De acordo com a sua portaria de criação, dentre os objetivos da Rede Ciência Maranhão estão o auxílio na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a ciência, tecnologia e inovação, a articulação de Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação junto ao Governo do Estado e Governo Federal e a realização de eventos e atividades para socialização de experiências e intercâmbio de informações quanto a programas, projetos e ações de ciência, tecnologia e inovação.