Açailândia

UEMASUL integra Comitê da Solidariedade em Açailândia

As ações ajudarão pessoas do município em situação de vulnerabilidade econômica e social, durante a pandemia.

Pessoas na rua, com máscaras usam álcool gel nas mãos.

O Comitê também faz orientações sobre o uso correto de máscaras e do álcool gel. Foto: Comitê da Solidariedade.

A UEMASUL, campus Açailândia, integra o Comitê da Solidariedade, que tem como objetivo estabelecer, articular e desenvolver medidas administrativas e operacionais para prestar assistência social à população durante a pandemia do novo coronavírus.

O Comitê foi criado por meio do Decreto Municipal n° 83/2020, com o objetivo principal de enfrentar os reflexos que a pandemia da Covid-19 está causando em famílias expostas à situação de vulnerabilidade social no município. As ações auxiliam as famílias que necessitam de serviços básicos, como alimentação, itens de higiene e máscaras.

Presidido pelo secretário de Saúde de Açailândia, Linderval de Moura Sousa, o comitê conta com a participação de 12 membros convidados e voluntários, representando diversos segmentos: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, poder Legislativo, Ministério Público, Rotary Clube, Associação Comercial e Industrial de Açailândia, Sindicato dos Comerciários, Sindicato do Comércio de Açailândia, Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, OAB – Subseção de Açailândia, entidades religiosas e a comunidade acadêmica da UEMASUL, campus Açailândia.

Membros do comitê distribuem máscaras nas ruas.

Membros do comitê distribuem máscaras e ensinam a forma correta de uso. Foto: Comitê da Solidariedade.

A diretora do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental, professora Maria Alice de Jesus Pereira dos Santos, foi escolhida para representar o campus e destaca como a universidade tem contribuído. “O Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL) da UEMASUL tem corroborado com o comitê por meio da comunicação, organização, plantão de arrecadação de mantimentos e insumos básicos no Centro Empresarial de Açailândia”.

As doações de alimentos não perecíveis são utilizados na composição de cestas básica, destinadas às famílias previamente cadastradas pela secretaria de Assistência Social.

Maria Alice reforça a importância da doação de alimentos. “Essa ação vem ao encontro da preservação da vida e direitos humanos, e dessa forma, podemos minimizar os impactos causados pela atual crise na saúde e na sociedade”.

Serviço
As doações estão sendo recebidas no Centro Empresarial de Açailândia, que fica na Rua Maranhão, n° 1710, bairro Getat, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Caso necessite, uma equipe irá buscar a sua doação, bastando ligar para (99) 99205-8374.