semestre 2020.1

UEMASUL inicia remotamente o semestre 2020.1 nos três campi

A partir deste semestre, 2020.1, o uso das tecnologias digitais de informação será a principal forma de garantir o processo de ensino-aprendizagem aos estudantes.

A Aula Magna contou com transmissão online no canal da UEMASUL no YouTube. Foto: Ascom/Reprodução.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) promoveu, nesta segunda-feira (14), a Aula Magna que teve como tema: “Autonomia e compromisso na formação universitária”, dando início ao semestre 2020.1 remotamente. A aula teve a participação das intérpretes de LIBRAS Joyce Melo da Costa e Cristiane da Silva Diniz, assegurando e promovendo, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência.

Participaram do evento a Gestão Superior da UEMASUL, reitora Elizabeth Nunes Fernandes e vice-reitor Antonio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho; as pró-reitoras e as diretoras e diretores dos centros de Ensino dos três campi da instituição: Açailândia, Estreito e Imperatriz.

A palestra “Autonomia e compromisso na formação universitária” destacou a importância do retorno das atividades acadêmicas de forma responsável, enquanto “defensora de uma educação de qualidade, que garanta o acesso de todos os estudantes do ensino superior à permanência estudantil, garantindo o sucesso acadêmico”, ressaltou a professora Kiria Karine Lins Martins.

Representando o corpo docente da UEMASUL, a professora Jéssica Almeida Santos, do campus Açailândia, é recém-chegada à instituição. Ela lembrou que a universidade está trazendo de volta a rotina dos estudantes, sabendo que “os desafios serão gigantescos, tanto para a Gestão Superior, quanto para as direções de centros, para os professores e para os estudantes. Então, é o momento de nos ajudarmos enquanto instituição de ensino, para que possamos colocar daqui a alguns anos excelentes profissionais no mercado de trabalho”.

O acadêmico Guilherme da Silva Santos, que cursa o 2º período do curso de Matemática, no campus Imperatriz, representou as acadêmicas e acadêmicos, com sua saudação. “Como todos os outros alunos, queria retornar às atividades acadêmicas presencialmente, porém, devido às circunstâncias, não foi possível. Então eu gostaria de desejar que os estudantes aproveitem ao máximo possível e deem o seu melhor durante este período de aulas remotas e que todos tenham ótimas aulas”, ponderou o estudante.

A pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica em exercício, professora Flaviana Oliveira de Carvalho, falou sobre a importância de garantir o acesso às aulas para todos os estudantes da UEMASUL. “Esta será uma oportunidade de caminharmos lado a lado, construindo e reorganizando este processo. A PROGESA, com o apoio das outras pró-reitorias, tem desenvolvido ações de formação de professores, pensando nestas estratégias e nas metodologias necessárias ao desenvolvimento do ensino remoto”, afirmou.

A partir deste semestre, o uso das tecnologias digitais de informação será a principal forma de garantir o processo de ensino-aprendizagem, com ensino remoto, para toda a comunidade acadêmica, como ressaltou a reitora Elizabeth Fernandes. “A universidade está voltando às suas atividades administrativas e acadêmicas dos semestres 2020.1 e 2020.2, com todos os protocolos necessários, em solidariedade a todos que tiveram perdas pessoais devido à pandemia”. A reitora também destacou a importância deste momento de acolhida aos alunos, diante dos impactos psicológicos que todos tiveram neste período de isolamento social.

Ensino Emergencial Remoto

As aulas deste período letivo serão realizadas remotamente em todos os campi: Imperatriz, Açailândia e Estreito. A decisão deste método foi tomada com base em consultas públicas com a comunidade acadêmica da instituição, de acordo com a Resolução nº 108/2020 – CONSUN/UEMASUL, que estabelece as diretrizes e normas para o ensino emergencial remoto e demais atividades de pesquisa e extensão, durante a suspensão das atividades presenciais, em virtude da situação de pandemia do novo Coronavirus (SARS-CoV-2).

Para a garantia do acesso remoto, estão sendo disponibilizados 3 mil chips SIM CARD com tecnologia 3G/4G, sendo 1.800 com plano mensal de tráfego de dados móveis de 30 GB; e 1.000 com plano mensal de tráfego de dados móveis de 50 GB e 200 chips disponíveis para os docentes, conforme o edital que estabelece o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, visando minimizar as barreiras, garantindo o acesso à internet aos discentes dos cursos  de graduação e pós-graduação e também para o corpo docente da instituição.